Na sua carreira, seja nos negócios ou no seu emprego, quantas vezes você já se perguntou se é realmente capaz de assumir uma nova função…


Na sua carreira, seja nos negócios ou no seu emprego, quantas vezes você já se perguntou se é realmente capaz de assumir uma nova função ou missão? E quantas vezes você entendeu que não estava no momento ideal para lidar com desafios?

Esse tipo de dúvida não assombra somente quem está começando no mundo dos negócios ou no mercado de trabalho: até mesmo os mais experientes podem colocar em xeque os conhecimentos que levam na bagagem quando diante de desafios mais críticos, onde o próximo passo pode ser aquele que vai colocar tudo a perder. Especialmente quando estamos falando de dinheiro. Decisões equivocadas da gestão financeira podem decretar o fim do negócio. Esse é o peso do desafio. 

Neste artigo, você vai conhecer a síndrome do impostor, as mazelas do medo de assumir um risco de errar, os sinais que indicam que você está exagerando na sua exigência consigo mesmo e, especialmente, como lidar com isso tudo – especialmente no que diz respeito às finanças. Você vai aprender três passos para se preparar para os novos e grandes desafios do seu negócio e sua carreira, por mais complexos que eles sejam. Tenha uma ótima leitura!

Não caia na síndrome do impostor

Existe uma espécie de pensamento sabotador que busca desmerecer nosso próprio trabalho e atribuir o sucesso ao acaso, à sorte, à intervenção divina ou à atuação de outras pessoas. Essa é a chamada “síndrome do impostor”, um sentimento de que seus méritos não pertencem a você e que te dá a sensação de que, na realidade, você está na posição errada, aguardando o momento em que será desmascarado como uma fraude.

Bom, isso é muito mais comum do que se imagina. Estima-se que 70% dos profissionais já tenham vivido essa situação em algum ponto da carreira. Albert Einstein passou por isso quando disse, certa vez, que era um “trapaceiro involuntário” e que não merecia a atenção que recebeu.

Mas não é porque acontece com frequência que isso deve ser minimizado. A síndrome do impostor é uma questão psicológica importante, que precisa ser trabalhada para não impedir seu crescimento, seja no negócio ou no emprego. Em casos mais sérios, ela pode, inclusive, resultar em ansiedade ou depressão.

O medo do risco de errar

Um dos maiores medos dos empreendedores é o de errar. Esse medo geralmente surge da insegurança em tomar algumas decisões importantes que envolvem riscos. Esse medo pode ser ainda maior se a pessoa nunca teve um negócio antes, de forma que toda a experiência será uma novidade para ela. O risco sempre vai existir, mas podemos minimizá-lo por meio da busca por conhecimento. 

O empreendedor vai tomar decisões equivocadas e vai errar e bastante. Isso é um fato para todos aqueles que empreendem no dia a dia, independentemente do tipo de função exercida ou da natureza do seu negócio. 

Você sabe que, ao empreender, as regras para ter um negócio próprio não são aprendidas nas escolas ou nos livros. Na verdade, a maior possibilidade de aprendizado está na prática, e isso significa tentar e errar, para depois tentar novamente de outra forma, até acertar.

Portanto, para um empreendedor, cometer erros faz parte do processo de aprendizado. No entanto, é necessário cuidado máximo para não cometer erros que sejam fatais para o negócio. Como sabemos, alguns erros, por serem críticos para o negócio podem ser definitivos e impedir uma outra chance para se tentar novamente. 

Iniciativas para reduzir a incerteza ajudam a identificar essas possibilidades mais críticas, para que estabeleçamos um limite para nossa capacidade de ousar e não colocar tudo a perder.

Fique atento aos sinais

Essa percepção equivocada do seu próprio valor é comum, e isso faz com que as recompensas recebidas sejam consideradas um exagero. Portanto, fique atendo aos seguintes sinais da sua forma de agir e pensar que podem sabotar suas tomadas de decisão:

1 – Esforço exagerado: não confunda dedicação com obsessão. Perceba se você quer mostrar resultados apenas para justificar o sucesso e eliminar toda dúvida imaginária sobre a sua capacidade de ocupar uma posição ou realizar alguma tarefa.

2 – Autodepreciação: não seja intolerante em relação às próprias falhas. Essa autocobrança na busca por agradar outras pessoas em tudo o que fazem é um fardo pesado e desnecessário. 

3 – Medo de ser descoberto: o terror de ser desmascarado como uma fraude faz com que a pessoa evite se expor, atuando de forma discreta e aquém das suas capacidades, além de sofrer sozinha com seus medos e angústias.

4 – Procrastinação: por querer estar sempre 100% correto, você pode criar um hábito ruim de adiar tarefas para que elas não sejam entregues de forma insatisfatória e sujeita a críticas.

5 – Autossabotagem: o medo do questionamento leva a um exagero na autocobrança. Na sua cabeça, o fracasso inevitavelmente virá, e isso te torna cada vez mais ansioso. Sua forma de agir começa a minar suas próprias conquistas.

6 – Comparação constante: você começa a acreditar que qualquer outra pessoa tomaria melhores decisões na sua posição, e essa é uma comparação extremamente injusta, pois você compara seus defeitos com idealizações de outras pessoas.

Como lidar com isso?

Para dar seus passos de crescimento com segurança no seu negócio, é fundamental desenvolver uma boa autoestima. Muitas pessoas são tomadas por uma falta de confiança em relação à sua capacidade de concretizar isso e, assim, dão um passo para trás na hora de partir para voo solo. Dessa forma, definimos dicas importantes para que você desenvolva a sua autoestima e encare cada desafio com sabedoria e segurança, independentemente dos tamanhos das decisões a serem tomadas de hoje em diante.

Quando as decisões envolvem dinheiro

Nem sempre as crises são anunciadas. No entanto, ainda assim, existe a possibilidade de as empresas estarem preparadas para lidar com os impactos econômicos. Quanto mais preparada a empresa, menos difíceis serão as suas tomadas de decisão.

Um cenário de oscilações de mercado certamente exige escolhas arriscadas. Dessa forma, o primeiro a se fazer para minimizar o abalo dos imprevistos é manter um controle financeiro constante e a organização das contas. Você tem um time de Gestão Financeira na sua equipe? Se não tem, é melhor começar a pensar nisso.

Com todo o seu conhecimento de contabilidade gerencial, custos e preços, o gestor administra o fluxo de caixa com propriedade e constância. Contudo, ele apenas conseguirá manter a estabilidade financeira caso seja experiente e qualificado, e que revise periodicamente os indicadores. Isso significa não apenas garantir o funcionamento nas condições normais, mas construir um fundo que possa ser usado emergencialmente em momentos de crise.

3 dicas para se preparar para um novo desafio

Assim, a posição de tomar decisões que podem interferir diretamente no futuro do negócio é bastante complicada, exigindo visão estratégica e confiança. Para melhorar esse atributo no seu dia a dia, separamos três dicas que vão te ajudar a se sentir mais preparado e, consequentemente, mais assertivo na hora de decidir.

I – Trabalhe suas soft skills

As soft skills são aquelas habilidades que auxiliam no desenvolvimento das competências emocionais e de relacionamento no nosso dia a dia.

Recentemente, escrevemos alguns artigos sobre este tema. Clique aqui para entender o que são as soft skills e como desenvolvê-las no seu dia a dia.

II – Tenha uma mentalidade empreendedora

Vivenciar certas experiências é a melhor maneira de aprender algo e, consequentemente, ganhar mais confiança naquilo que você faz. Portanto, para mudar sua mentalidade e entender quais são as principais características de uma mentalidade empreendedora, você precisa viver isso na pele. 

Como desenvolvê-la? Force-se a sair da inércia, aprenda com seus erros e seja resiliente/persistente. Não tenha vergonha de aprender com quem sabe e explore ao máximo sua rede de contatos (expanda-a!). Isso tudo vai ser fundamental para ativar sua mentalidade empreendedora e te deixar mais seguro para tomar suas decisões. 

Lembre-se: a mentalidade empreendedora não está relacionada às condições ideais. Não se trata de ter os recursos financeiros suficientes ou de estar em um país com economia forte. É algo muito mais profundo, ligado ao desejo de superar obstáculos e progredir em qualquer ambiente. Um empreendedor de sucesso é capaz de ver oportunidades onde muita gente só vê problemas.

III – Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é o segredo para conquistar novas oportunidades. Todo empreendedor, seja de negócios ou de carreira, que domina as suas características, conhece as suas habilidades e desenvolve autoconfiança, consegue tomar decisões mais assertivas e superar os desafios de sua jornada. 

Identifique o seu potencial tomando consciência das suas limitações e fortalezas. A partir dessa compreensão, você vai conseguir dominar melhor as suas habilidades e pensar nas melhores estratégias para gerir suas limitações. Uma vez que o empreendedor sabe os seus limites, ele poderá buscar ajuda de profissionais para se aperfeiçoar ou fechar parcerias que poderão suprir essas falhas.

Conheça o seu propósito e o do seu negócio, pois isso é responsável pelas energias que você vai empregar nas suas atividades. A vontade de realizar algo ou de atingir determinados objetivos ajuda você a ir mais longe, aumentando o nível de entrega.

Separe o que precisa ser delegado e o que precisa ser centralizado. O autoconhecimento permite que o empreendedor aprenda a confiar em si e no próximo. Aprender como e o que os empreendedores precisam delegar, além do que podem realizar, é essencial para que os processos fluam com qualidade, agilidade e assertividade.

Chegamos ao final deste artigo esperando que ele tenha te enchido de conhecimento e confiança para que você possa lidar com desafios do seu dia a dia, dominando seus medos e encarando tudo de frente, com a coragem que mora aí, dentro de você. Se você gostou deste conteúdo e deseja receber semanalmente no seu e-mail materiais semelhantes, feitos especialmente para você (além das novidades do meuSucesso), clique aqui e assine a nossa newsletter!

Nos vemos em breve!