A educação do futuro é a possibilidade do aluno montar seu próprio quebra-cabeças, imaginando sua trilha de estudos com base naquilo que é a sua necessidade, com foco nas habilidades que ele precisa, e não se encaixando em algo pronto e genérico.


Falamos recentemente aqui no blog do meuSucesso sobre edutainment, que é a junção de educação com entretenimento, e como esse conceito vem crescendo e ganhando a adesão das pessoas que estão em busca de conhecimento de uma forma inovadora, e até mesmo como essa estratégia é usada na educação infantil, fundamental e até nas universidades. Hoje vamos falar de como será a educação do futuro.

Voltamos ao assunto de educação porque aprender nunca esteve tão nas mãos de quem busca crescer intelectualmente e, mais do que isso, buscar conhecimento focado, de forma mais específica e direta. Por isso, escolas diferentes do tradicional estão se espalhando por aí. O Brasil tem uma deficiência grande no seu ensino básico que é educação financeira, e isso começa a ser sentido quando, na fase adulta, um empreendedor ou mesmo na vida cotidiana, uma pessoa não consegue, sozinha, dar conta da sua organização financeira e aí vai em busca de algo que possa o ajudar naquilo. Escolas focadas em ensinar especificamente algo estão ganhando espaço, e não é só sobre finanças que estamos falando, é sobre tudo!

Essa modalidade de ensino, digamos assim, está conquistando as pessoas por focar em especificidades. Um profissional de qualquer área pode ter muitas competências técnicas, por exemplo, mas precisa desenvolver algumas soft skills, e isso um MBA por exemplo, ou uma pós-graduação, não resolvem. E foi aí, que esse nicho de mercado encontrou seu público-alvo.

A educação do futuro 

A educação do futuro visa que, aquilo que será ensinado, tenha realmente o impacto de mudar a vida dessas pessoas, não apenas de cumprir um conteúdo programático. Ou seja, tornar um empreendedor, um empresário de sucesso. Formar as skills que aquele profissional identifica como faltantes. Proporcionar a um cidadão a capacidade de fazer seu planejamento financeiro, de aprender a investir seu dinheiro. O mundo está em constante evolução e mudança, por isso, a rapidez com que as coisas são atualizadas requer agilidade e capacidade de transformação daquele que vai ensinar. E isso, infelizmente, é um processo mais lento na educação tradicional. O ensino tem que ser disruptivo se quiser acompanhar o ritmo da evolução.

Para mudar de carreira não precisa, necessariamente, fazer um novo curso superior para incluir no seu portfólio. A educação tradicional é hoje mais uma opção e não a única. A educação do futuro está no EAD, no online, no híbrido. Na capacidade de personalizar a experiência, de fazer cursos mais curtos, com temas específicos, menos amplos, mais focados. O ensino à distância não é uma novidade, como já falamos por aqui, mas ganhou força e abriu olhos e mentes das pessoas no ano de 2020, pois é possível aprender tudo que você quiser aprender por meio do seu computador conectado à internet.

Quer um exemplo desse tipo de escola? O meuSucesso! Uma pessoa que quer abrir seu negócio e não tem base nenhuma, não precisa fazer o que talvez, algumas décadas atrás, seria o indicado: um curso superior em administração, por exemplo, ela pode simplesmente buscar algo que dê a base do empreendedorismo e isso vai muito além de administração de empresas. E isso ela vai encontrar em uma escola específica como o meuSucesso, em que tem à disposição um conteúdo que realmente faça a diferença, que fale de problemas e soluções reais que um empreendedor vai enfrentar em sua jornada, que traz histórias de pessoas que trilharam um longo caminho até o sucesso dos seus negócios. Uma escola que fale sobre gestão, vendas, finanças, comportamento empreendedor e tudo que está nesse ecossistema.

A educação do futuro é a possibilidade do aluno montar seu próprio quebra-cabeças, imaginando sua trilha de estudos com base naquilo que é a sua necessidade, com foco nas habilidades que ele precisa desenvolver, e não se encaixando em algo pronto e genérico. E por falar em se encaixar, pensar fora da caixa é algo que o meuSucesso faz e instiga seus alunos a fazerem. Já conhece essa plataforma de ensino online, voltada ao empreendedorismo e negócios? Venha já estudar com os cases de maior sucesso do Brasil e do mundo. Aqui se pratica a educação do futuro! Experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula