A data, que ganhou força no Brasil em 2014, representa um crescimento no volume de compras e vendas no comércio. Por causa dessa grande movimentação, é importante que os negócios planejem ações para aumentar suas vendas no Dia do Consumidor.


Após as vendas do Carnaval, os negócios precisam se mexer rapidamente para aproveitar o Dia do Consumidor e aumentar suas vendas. A data, que acontece dia 15 de março, impacta o comércio positivamente e, no Brasil, não se limita apenas ao dia, se expandindo pela semana. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Google em 2019, 58% dos consumidores brasileiros esperaram pela Semana do Consumidor para realizar seus maiores gastos no primeiro semestre do ano. Além disso, as expectativas para ter boas promoções eram, principalmente, relacionadas a produtos eletrônicos, roupas, calçados e alimentos – considerando a proximidade com a Páscoa. 

Trata-se de uma data que movimenta os consumidores na busca por melhores ofertas de preço reflete diretamente nas estratégias que as empresas podem adotar para alavancar seus resultados. Por isso, separamos algumas dicas práticas para você adotar nessa data promocional. 

Ilustração do conceito de desconto Vetor grátis

Descontos atrativos

Como dito anteriormente, o grande atrativo do Dia do Consumidor são os descontos. Então, a melhor maneira de atrair o consumidor, é deixar as promoções mais atraentes e torná-las imperdíveis para o momento. Com a criatividade do dono do negócio e da equipe de comunicação, você pode apostar em incentivos como:

  • Cupom de desconto: taxa percentual que permite ao cliente comprar algo por um preço menor;
  • Voucher: documento que representa o valor em dinheiro do desconto;
  • Formas de pagamento: você pode oferecer condições melhores para quem compra à vista ou, em casos de e-commerce, paga por boleto, por exemplo;
  • Produtos complementares: disponibilizar um preço especial para que o consumidor faça a compra completa;
  • Frete grátis: uma das estratégias que recebe atenção do cliente é o envio gratuito do produto. Você pode fornecer essa promoção independente do valor de compra ou transformá-la em condição. Exemplo: “Em compras acima de R$250, o frete é por nossa conta”;
  • Cashback: programa de recompensa por reembolso, ou seja, você devolve uma parte do dinheiro para o consumidor. Existem plataformas consolidadas no mercado que trabalham com isso e, portanto, uma saída seria fechar parceria com elas e, no Dia do Consumidor, aumentar seu percentual de cashback.
Coleção cashback de etiquetas com desconto Vetor grátis

Independentemente de qual estratégia você utilizar, é importante avaliá-las antes de implementá-las na sua campanha. Se elas não forem validadas, você pode perder mais do que ganhar. Por isso, fique atento a como dar desconto para os seus clientes

Investimento em mídia paga

A mídia paga é uma tática de curto prazo que promove um aumento no alcance e na audiência do conteúdo impulsionado. Esse investimento acelera o processo de colocar a marca em destaque nas redes sociais e nos mecanismos de buscas e, por isso, destinar uma parte dos recursos financeiros em datas comemorativas para Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, é a solução de muitas organizações.

Além dos resultados rápidos, a mídia paga também permite formatos flexíveis (utilizar diferentes canais), mensurar os resultados (sendo o CPC, CPA e CPM alguns dos mais relevantes) e segmentar o público (direcionar as ações adequadamente para cada público-alvo). Uma dica para depois da correria do Dia do Consumidor é continuar investindo em mídia paga e otimizar com a estratégia orgânica

Valorize o cliente

Não é segredo para ninguém que o cliente é o responsável por mover qualquer empresa. Portanto, nesse período aproveite a oportunidade de reter novos consumidores e nutri-los.  Tendo em mente a experiência do cliente, faça com que todas as etapas do processo de compra – antes, durante e após a venda – sejam satisfatórias e levem o consumidor à fidelização. 

Implementar uma comunicação personalizada, estar presente nos momentos de dúvida e envolver o consumidor durante o unboxing do produto são formas simples que fazem a diferença para a experiência do cliente.

Bomba de banho de alto ângulo em embalagem rosa Psd grátis

É importante bater na tecla de que todas as dicas apresentadas neste artigo merecem um planejamento prévio. Uma boa campanha surge a partir de um plano de marketing que coloque os desafios, as soluções possíveis e aponte os melhores caminhos para seguir no papel. Com isso alinhado, a chance dos riscos e dos prejuízos serem grandes é menor. 

Além disso, não deixe de acompanhar os resultados das campanhas e das vendas. Os relatórios gerados com base nas métricas, nos indicadores-chave e nos objetivos são uma ótima ferramenta para ações futuras, sejam elas de promoção ou não, como o caso do Dia do Consumidor.

Apostar em datas comemorativas é apenas uma das formas de alavancar os negócios. Outra que merece bastante atenção é o investimento nos estudos. A plataforma do meuSucesso conta com um acervo gigantesco de conteúdo e informação, e o melhor: você aprende com os maiores nomes do empreendedorismo brasileiro e internacional. Em questões de vendas, você pode se desenvolver com o conhecimento de Flávio Augusto, fundador da Wise Up, e de João Appolinário, fundador da Polishop. O meuSucesso é um mar de sabedoria e estamos te esperando para você surfar nele. Aproveite com 7 dias grátis.