Empresas não devem apenas fornecer um produto ou serviço, mas sim soluções e facilidade para a vida do consumidor para oferecer um atendimento personalizado


Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes, principalmente na era tecnológica onde temos cada vez mais informações sobre produtos e serviços na internet. O mercado consumidor está mudando e as empresas precisam acompanhar os novos tipos de consumidores. Então, como se destacar diante desse quadro e conquistar o cliente? Investir em um atendimento diferenciado e de alta qualidade pode fazer a diferença na hora da venda e surpreender quem só espera algo 'mais do mesmo'.

Confira abaixo 8 práticas que devem melhorar o atendimento ao seu cliente:

1) Prepare sua equipe

Conscientizar a sua equipe sobre a importância de uma boa qualidade no atendimento ao cliente é um passo primordial. Profissionais bem preparados aumentam e muito as taxas de conversão do negócio, já que serão eles os responsáveis por impulsionar a força do produto ou serviço e auxiliar o consumidor na hora da compra.

Portanto, o vendedor deve saber lidar com os diversos tipos de clientes existentes, principalmente o público alvo da empresa. Afinal, cada consumidor é único e terá uma necessidade diferente e, com isso, o profissional de vendas precisa ser adaptável, ter boa comunicação e conhecer o produto ou serviço que ele está tentando vender.

Além disso, o vendedor deve saber lidar com os feedbacks dados pelos consumidores e identificar pontos na qual ele precisa melhorar. Tudo isso pode e deve ser ensinado através de treinamentos oferecidos pelas lideranças.

2) Utilize o Design Thinking

O tão falado Design Thinking é uma metodologia criada para oferecer produtos e serviços de acordo com a real necessidade dos clientes. Essa técnica permite, entre outras coisas, aperfeiçoar o atendimento de forma simples, ágil e bem planejada, ao envolver o potencial criativo e empático de profissionais do design – daí o nome 'Design Thinking'.

No processo, um dos principais aspectos é a aproximação com o cliente através de questionários e pesquisas de satisfação, visando a elaboração do perfil de comportamento do consumidor.

Entenda mais sobre o conceito e a importância do  Design Thinking.

3) Ofereça soluções ao consumidor

Empresas não devem apenas fornecer um produto ou serviço, mas sim soluções e facilidade para a vida do consumidor. Portanto, na hora do atendimento o vendedor deve interpretar a necessidade apresentada pelo cliente e, assim, saber escolher o melhor produto/serviço para ele.

4) Crie novos canais de comunicação

Os tradicionais canais de telefone e e-mail já não são tão utilizados como antes. As redes sociais estão criando novos pontos de atendimento e devem ser utilizadas pela empresa como forma de fidelização ao cliente, seja através de páginas nas redes sociais, respostas em avaliações em sites de pesquisa como o Google ou em sites específicos de atendimento como o Reclame Aqui, por exemplo. Para isso é necessário um mapeamento completo de onde, quando e como seus clientes normalmente comentam sobre os produtos/serviços da empresa. Assim será possível promover atendimento em diversas frentes, para diversos públicos diferentes e maximizar o atendimento ao público.

Desenvolver ou utilizar um aplicativo exclusivo para o atendimento também é uma boa opção. Ele trará um contato direto com os clientes e pode oferecer opções que levem o consumidor à loja ou ao produto, como notícias sobre lançamentos, ações de marketing, notificações de preço, suporte técnico e, claro, o SAC.

5) Melhorar o atendimento continuamente

Montar um bom atendimento no começo do negócio não basta. Alguns aspectos do atendimento muda continuamente e precisa receber adaptações e melhorias.

Isso também pode ser feito através dos feedbacks fornecidos pelos clientes através de questionários simples disponíveis na própria empresa ou de modo digital. Aplicativos, redes sociais e canais tradicionais de atendimentos também devem ser utilizados para a coleta de opiniões e melhorias no atendimento.

Investir no conhecimento dos funcionários sobre os produtos também é uma boa saída, uma vez que ninguém sente confiança em vendedores que não sabem responder questões simples sobre os produtos ou pior: dão informações erradas. Lembre-se que ao ir até uma loja, o consumidor provavelmente já adquiriu informações e opiniões sobre o produto através da internet.

6) Seja ágil e eficiente

Procure sempre se aperfeiçoar nos processos de venda para solucionar o problema do cliente no menor tempo possível e com maior exatidão, gerando assim uma maior de satisfação do cliente. Nas vendas, ninguém quer perder tempo: nem clientes, nem vendedores (e muito menos os empresários).

Lembre-se sempre: o atendimento é uma via de mão dupla: onde ambas as partes têm interesse na relação e trocam conhecimento e ajuda. Isso irá fazer com que ele se sinta amparado, único e passará a mensagem que sua empresa realmente se importa com ele.

7) Dialogue com o cliente

Ter uma boa comunicação com o cliente é um fator decisivo na venda. Portanto, vale pensar: como você gostaria de ser atendido? A resposta pode ser utilizada para que você ou seus funcionários possam promover um atendimento adequado ao contexto e aos serviços oferecidos.  Sempre que possível permita que o cliente expresse sua opinião sobre o produto, serviço e atendimento, mesmo que ele só faça críticas. Escutar com atenção o que ele tem a dizer demonstrará interesse e que você quer realmente ajudá-lo. Use-as para modificar atitudes erradas do cotidiano da empresa e, assim, demonstrar que a opinião do consumidor é bastante importante para o seu negócio. Sempre que algo for mudado após feedback, deve ser comunicado ao cliente. Isso fará com que ele sinta-se mais à vontade e importante para a empresa.

8) Desenvolva estratégias para o atendimento

Desenvolver estratégias para melhorar o atendimento no seu negócio deve ser uma tarefa tão contínua quanto o desenvolvimento de ofertas e produtos. Afinal de contas, muita coisa é decidida pelo atendimento, seja ele online ou presencial. O atendimento contínuo deve levar em consideração, por exemplo, períodos promocionais como Black Friday, Natal, aniversários e saldões. Nestes períodos, a quantidade de clientes deve aumentar e consequentemente o trabalho dos atendentes também, o que não deve significar a perda de qualidade no trabalho. Em resumo, é válido observar ações concorrentes e, assim, desenvolver estratégias mais assertivas com base no que se precisa melhorar. Após a idealização das estratégias, certifique-se de que todos os membros da empresa as conheçam. Ações como conteúdo exclusivo e promoções especiais também podem ser utilizadas no desenvolvimento dessas estratégias. Confira aqui dicas de atendimento para encantar o seu cliente e coloque este plano em prática agora mesmo.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.