Empreendedorismo

Empreendedorismo: definição e origem da palavra

4/05/2017 • por meuSucesso .com

Entenda o significado de empreender e a origem do empreendedorismo bem como conceitos e definições do termo.

Os termos empreendedorismo, empreender e empreendedor há muito deixaram de existir apenas no mundo dos negócios e entraram em nosso vocabulário cotidiano. Estamos familiarizados com a palavra, mas qual será sua origem?

 

Origem do empreendedorismo

Em "O empreendedor: empreender como opção de carreira", o autor Ronald Jean Degen explica: empreendedor deriva do inglês entrepreneur, que, por sua vez, vem do termo do francês antigo "entreprendre", um vocábulo formado pelas palavras entre - do latim inter, que significa reciprocidadade - e preneur - do latim prehendre, que significa comprador. Dessa forma, "a combinação das duas palavras, entre e comprador, significa simplesmente intermediário", afirma Degen.

No livro, Degen cita o mercador e explorador Marco Pólo como um bom exemplo de empreendedor no sentido de intermediário. Aventureiro, Marco Pólo foi um dos primeiros europeus a percorrer, para fins comerciais, "o caminho da seda" para a China, no século XIII. Como era costume na época, Pólo assinou contratos com banqueiros-capitalistas que forneciam os recursos financeiros para os seus empreendimentos e depois compravam todos os produtos que ele trazia das viagens.

Os banqueiros, explica Degen, eram os "precursores das atuais empresas de capital de risco". Eles previam juros de 22% sobre o capital investido e eram "os tomadores passivos do risco financeiro". Já Marco Pólo era o mercador-aventureiro com papel ativo, que assumia todos os riscos comerciais e pessoais nas viagens e, ao final de sua jornada, ficava com parte dos lucros do empreendimento. 

Tomando o caso de Marco Polo, é possível definir empreendedor, em qualquer época, como aquela figura que tem a visão do negócio e não mede esforços para realizar o empreendimento. A realização do empreendedor é ver sua ideia concretizada em negócio.

 

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma característica. Empreendedorismo é identificar mudanças e criar novas oportunidades, também pode ser visto como desenvolver algo diferente, inovar. Para ser um empreendedor, não precisa necessariamente ter um negócio, pessoas podem empreender em casa, na família, na escola.   O empreendedorismo trata de criatividade, da solução de problemas e de visão estratégica.

O empreendedorismo pode ser decifrado como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também pode ser entendida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio.

Empreender significa superar desafios, aprender coisas novas, ter e colocar em prática novas ideias. Não somente isso, é preciso um aporte técnico, já que fluxo de caixa, planejamento financeiro e de marketing, gestão de estoque e de pessoas, são competências necessárias para um combo de sucesso.

 

Características do empreendedor

As caracaterísticas do empreendedor podem ser desenvolvidas com muito empenho e dedicação, as competências podem ser aprendidas. Para empreender, não basta ter uma grande ideia, é preciso criar, manter e sustentar. Algumas características são essenciais aos empreendedores:  

  1. Criatividade
  2. Iniciativa
  3. Pensamento estratégico
  4. Autoconfiança
  5. Otimismo
  6. Resiliência
  7. Adaptação
  8. Manejo da ansiedade e riscos
  9. Desejo de protagonismo

 

Empreendedorismo no Brasil

Que há uma onda crescente do empreendedorismo no Brasil, é visível. Cerca de 70% dos brasileiros pensam em ter o próprio negócio, por isso, o empreendedorismo está na boca do povo. Por conta de anos de crise econcômica no nosso país, altas taxas de desemprego, ter seu próprio negócio e dar o start em empreender, é uma saída para muitos brasileiros. Mas a falta de preparo, conhecimento de mercado e técnico pode ser um impecilho pra essa turma. Empreendedorismo não é sinônimo – somente – de trabalho duro!

Apesar de muitos quererem empreender no Brasil, o país leva a fama de colocar muitas dificuldades no caminho de quem sonha trilhar sua própria história. Impostos e burocracias exigem muita resiliência dos empreendedores. É fato, não é fácil empreender no Brasil. Mas, é possível!

No Brasil, existem duas ramificações, a primeira é o empreendedorismo de oportunidade, em que se desenvolve um produto ou serviço após perceber uma demanda na sociedade, já a segunda trata da necessidade,  empreendedorismo que tem altos índices no país. Nessa atividade, as pessoas decidem investir em uma empresa por não encontrarem alternativas para trabalhar no mercado formal. Então, elas abrem empresas como MEIs — Microempreendedor Individual — para oferecer serviços ou produtos de forma legalizada e formalizada.

Para quem deseja empreender no Brasil, existem caminhos proporcionados pelo governo federal, é possível buscar linhas de financiamento. Além disso, outras formas de captar recursos para abrir um negócio, são:

  1. dinheiro próprio;
  2. empréstimos bancários;
  3. empréstimos de amigos ou familiares;
  4. financiamento do governo;
  5. premiações e incentivos;
  6. crowdfunding.

 

Tipos de Empreendedorismo

O empreendedorismo no Brasil é de suma importância, pois é por meio dele que o país deve crescer. Para isso, é importante entender quais os principais elementos que caracterizam o tipo de empreendedorismo em que cada um se encaixa.

Corporativo: o empreendedorismo corporativo se refere a identificação, desenvolvimento e implementação de novas ações e oportunidades em determinados negócios e na estrutura de uma empresa.

Social: este tem como base a soluções de problemas da sociedade por meio de uma ideia, gerando desenvolvimento, qualidade de vida, cultura, melhorias ambientais e aprimoramento da economia para as pessoas.

Individual: o empreendedorismo individual tem como característica a criação de novas empresas e negócios.

 

Ajudando o seu negócio a crescer

O meuSucesso.com foi criado para promover o sucesso de quem se mobiliza para empreender no mundo dos negócios ou na carreira. Unindo a vontade do empreendedor com as ferramentas e pessoas certas, é possível aprender o caminho do sucesso. Uma escola de Insights que ensina por meio de histórias reais de quem já teve sucesso. Ser bem-sucedido nos negócios ou profissionalmente não é um privilégio e todos podem aprender. Por meio dos conteúdos que produzimos, como aulas focadas em assuntos que vão desde finanças a vendas, Séries e Estudos de Caso, que trazem conhecimento sobre diversos negócios e tendências do mundo empresarial, acreditamos que podemos ajudá-lo a concretizar seu sonho de empreender ou aprimorar ainda mais seu negócio.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários