Empreendedorismo

Empreendedorismo: definição e origem da palavra

4/05/2017 • por meuSucesso .com

É possível definir empreendedor, em qualquer época, como aquela figura que tem a visão do negócio e não mede esforços para realizar o empreendimento

Os termos empreendedorismo, empreender e empreendedor há muito deixaram de existir apenas no mundo dos negócios e entraram em nosso vocabulário cotidiano. Estamos familiarizados com a palavra, mas qual será sua origem?

Em "O empreendedor: empreender como opção de carreira", o autor Ronald Jean Degen explica: empreendedor deriva do inglês entrepreneur, que, por sua vez, vem do termo do francês antigo "entreprendre", um vocábulo formado pelas palavras entre - do latim inter, que significa reciprocidadade - e preneur - do latim prehendre, que significa comprador. Dessa forma, "a combinação das duas palavras, entre e comprador, significa simplesmente intermediário", afirma Degen.

No livro, Degen cita o mercador e explorador Marco Pólo como um bom exemplo de empreendedor no sentido de intermediário. Aventureiro, Marco Pólo foi um dos primeiros europeus a percorrer, para fins comerciais, "o caminho da seda" para a China, no século XIII. Como era costume na época, Pólo assinou contratos com banqueiros-capitalistas que forneciam os recursos financeiros para os seus empreendimentos e depois compravam todos os produtos que ele trazia das viagens.

Os banqueiros, explica Degen, eram os "precursores das atuais empresas de capital de risco". Eles previam juros de 22% sobre o capital investido e eram "os tomadores passivos do risco financeiro". Já Marco Pólo era o mercador-aventureiro com papel ativo, que assumia todos os riscos comerciais e pessoais nas viagens e, ao final de sua jornada, ficava com parte dos lucros do empreendimento. 

Tomando o caso de Marco Polo, é possível definir empreendedor, em qualquer época, como aquela figura que tem a visão do negócio e não mede esforços para realizar o empreendimento. A realização do empreendedor é ver sua ideia concretizada em negócio.

Ajudando o seu negócio a crescer

O meuSucesso.com foi criado para promover o sucesso de quem se mobiliza para empreender no mundo dos negócios ou na carreira. Unindo a vontade do empreendedor com as ferramentas e pessoas certas, é possível aprender o caminho do sucesso. Uma escola de Insights que ensina por meio de histórias reais de quem já teve sucesso. Ser bem-sucedido nos negócios ou profissionalmente não é um privilégio e todos podem aprender. Por meio dos conteúdos que produzimos, como aulas focadas em assuntos que vão desde finanças a vendas, Séries e Estudos de Caso, que trazem conhecimento sobre diversos negócios e tendências do mundo empresarial, acreditamos que podemos ajudá-lo a concretizar seu sonho de empreender ou aprimorar ainda mais seu negócio.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários