Sonhar sem planejar pode virar uma grande frustração. Para fazer seu plano acontecer, antes de executar, é preciso seguir alguns passos.


Que tal começar 2020 colocando em prática as dicas que farão você dar o pontapé inicial pro seu sonho?

Sonhar e idealizar um projeto é o primeiro passo para torná-lo realidade, mas para tirar seus planos do papel e fazer acontecer, é preciso mais do que fechar os olhos e imaginar como vai ser. A realidade do empreendedor é dura, mas com paciência, executar um plano é totalmente possível, pra isso, é preciso planejar para realizar.

Talvez quando o ano de 2018 virou 2019, você tenha feito a promessa de tirar os planos do papel e agora, 2019 já está se despedindo e a tarefa não foi cumprida. Tudo bem, 2020 está aí com mais 365 chances de fazer acontecer. Para que isso aconteça, preparamos uma lista do que é preciso para começar a realizar seus planos, com parcimônia e dando um passo por vez.

1.     Pesquise

Por mais que sua ideia de negócio pareça incrível, pesquisar o assunto pode revelar que outras pessoas também pensam como você, além de mostrar fragilidades ou impecilhos. A sua pesquisa pode começar por pessoas próximas e depois ir aprofundando mais no mercado. Mais do que pesquisar e colher opiniões e feedbacks, é preciso avaliar e ponderar o que descobrir, considere mudar o rumo ou adaptar sua ideia.

2.     Desenhe seu produto ou serviço

Com a ideia bruta e com a pesquisa realizada, é hora de lapidar o que vai oferecer. Seja um produto ou serviço. É hora de pensar nos detalhes entender se está de acordo com o perfil de público que espera atingir.

3.     Defina seu público

Encontrou uma dor para curar? Então, é preciso, também, saber que público tem essa dor, ou seja, entender seu cliente e identificá-lo é primordial. É preciso conhecer os hábitos de consumo do seu consumidor. Saber para quem você vai vender gera vantagem competitiva.

4.     Defina a linha de como vai operar

Depois de lapidar sua ideia e chegar num produto ou serviço é hora de definir de que forma irá atuar no mercado. Responda perguntas como: vou fabricar? Vou comprar e revender? Vou importar? Onde vou estocar? Como vou distribuir? Que preço vou cobrar? Vou vender pela internet? Vou ter loja física?

5.     Conheça seu concorrente

Conhecer só seu cliente não basta, você precisa saber exatamente quem são os seus concorrentes. Saber o que está sendo oferecido no mercado e identificar as fraquezas e pontos fortes deles te balizarão no seu planejamento. Se a sua ideia é super inovadora e nao tem concorrentes, avalie os indiretos, que podem despertar depois que você estiver no mercado.

6.     Constitua a empresa

Escolher qual vai ser a constituição da sua empresa é essencial no momento de dar o pontapé inicial para fazer tudo de forma legal. Muitos pequenos empreendedores começam como MEI – Micro Empreendedor Individual. Para entender como você vai se enquadrar melhor, se MEI, LTDA, ME, S.A, um contador pode e deve ser consultado. O Sebrae também pode auxiliar nessa decisão.

7.     Proteja legalmente a ideia

Para proteger sua propriedade intelectual, é necessário procurar um escritório de advocacia. Se ainda não tem recursos pra isso, é possível procurar o INPI para desenrolar esse assunto.

8.     Defina a identidade da sua marca

A sua marca será capaz de criar empatia com o público e envolvimento, por isso, a identidade da marca é super importante e vai além da escolha do nome. É preciso ser atrativo e ao mesmo tempo relevante. Além disso, verifique antes de decidir se o nome que você quer está disponível como domínio na internet.

9.     Defina seus fornecedores

Os fornecedores são parceiros de negócios. Busque montar uma cadeia com opções para todos os momentos. Quanto mais fornecedores, mais poder de barganha, ou seja, quanto mais vantagens conseguir negociar, maior será o seu lucro. É preciso estabelecer uma relação de confiança com seus fornecedores, não esqueça, eles serão parceiros.

10.  Monte um plano de negócios

Com tudo isso feito, é hora de fazer o planejamento do seu negócio para, aí sim, executar tudo que foi colocado no papel. Calcule seu custo, meça seu risco, se antecipe aos problemas. Realizar o que foi idealizado só será possível com estratégia, visão, passo a passo seguido à risca, persistência, criatividade, inovação, paciência e muito, mas muito foco.

Empreender não é tarefa fácil e para aumentar suas chances de que dê certo, planejar antes de executar vai favorecer o processo exponencialmente.

5 artigos para te ajudar a tirar seus planos do papel:

Além dessas dicas, separamos mais do conteúdo disponível no meuSucesso que pode te ajudar nesse processo:

  1. 5 dicas para construir uma marca de sucesso
  2. Tive uma grande ideia. O que fazer agora?
  3. Como analisar a viabilidade de uma ideia?
  4. 6 dicas para ser um empreendedor
  5. Empreendedorismo: o que é, conceitos e definições

Aproveite a plataforma e, finalmente, tire sua ideia do papel! Além dos artigos, acesse os estudos de caso e aprenda com profundidade. Ainda não é assinante?  Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso