Finanças

6 acertos dos empreendedores para conquistar investidores

13/01/2015 • por Cassio Spina

Conseguir investimento para um negócio pode ser um desafio

Conquistar investidores é um processo que exige não só talento e um mercado escalável validado, mas também muita dedicação por parte dos empreendedores. Entre as atitudes que ajudam a causar uma boa impressão e, quem sabe, até motivar os empresários a investirem no seu negócio está: ter sempre todo o material necessário em mãos; ter agilidade no retorno; e, principalmente, ter o pitch adequado na ponta da língua. 

Você está em busca de investidores para fomentar o crescimento de sua startup? Então confira seis acertos que os melhores empreendedores fazem para conquistar investidores:

1- Perguntar se o investidor conhece o setor e se tem interesse em saber mais sobre sua empresa
Antes mesmo de começar a fazer o pitch, empreendedores de sucesso sondam ou até mesmo perguntam ao potencial investidor se eles têm interesse na área de atuação de sua startup. Além disso, é importante avaliar também o quanto ele conhece desta área.A partir das respostas, você deverá adaptar a apresentação levando-as em consideração. 
Caso o investidor não esteja familiarizado com o setor, o pitch é adequado para explicar todos os pontos básicos, como principais concorrentes, público-alvo, etc. Já para o investidor que conhece e tem interesse no setor de atuação da startup, a apresentação é direcionada para pontos mais avançados, já que o profissional está contextualizado sobre o mercado.

2- Fazer follow-up periódico
Os melhores empreendedores não deixam o contato que tiveram com os investidores esmorecer com o tempo. O processo é simples: eles separam o grupo que disse ter interesse e fazem um follow-up periódico com estes profissionais. 
Uma vez por semana ou a cada 15 dias, pelo menos, ligam ou enviam um e-mail para contar as novidades da empresa e fortalecer o contato. Eventualmente, eles propõem um encontro para que a conversa possa evoluir. Esta é uma forma de manter o relacionamento sem ser insistente. Lembre-se: persistência é bom e todo o investidor gosta. Porém, haja ponderadamente!

3- Ter todo o material de apresentação e planejamento pronto
O empreendedor de sucesso sabe que a imprevisibilidade faz parte do negócio. Por isso, ele está sempre preparado para um eventual encontro com investidores. Ou seja, ele tem pronto todo o material de apresentação, assim como o planejamento do seu negócio. Ao mostrar que estar preparado e fez a lição de casa corretamente, o empreendedor já sai na frente aos olhos do investidor.

4- Ser ágil nas respostas
Para conquistar os investidores, ter agilidade é preciso. Os melhores empreendedores respondem rapidamente às questões de quem pode investir em suas empresas, justamente para demonstrar que realmente possuem conhecimento sobre o assunto.
Quando os questionamentos são simples, devem ser respondidos, se possível, em até dois dias. Questões mais complexas podem levar, no máximo, uma semana. Quanto maior a agilidade demonstrada, mais confiança os investidores terão em você e, consequentemente, maiores as possibilidades de se interessarem pelo seu negócio.

5- Escutar feedbacks
Bons empreendedores têm o costume de perguntar sobre o seu desempenho e de escutar feedbacks dos investidores, assim como avaliar o retorno que receberam. Esta atitude demonstra que você não somente sabe como aceitar críticas, como também está disposto a evoluir. Ponto para a sua startup!

6- Ter flexibilidade na negociação
Para conquistar os investidores é muito importante mostrar flexibilidade na hora da negociação. Isto quer dizer aceitar negociar condições e valores que sejam bons para ambos os lados e deixem todos satisfeitos com o fechamento do negócio.
Comece agora a aplicar estas dicas e aguarde um retorno satisfatório! Se você tem algumas outra para compartilhar, aproveite os comentários abaixo e complemente a nossa lista.

Comentários

Quem escreve

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de investidor anjo para startups e advisor/conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures, empresa de investimentos e advisoring. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, conselheiro de empresas e autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Guia Prático para Empreendedores e Investidores".

POR Cassio Spina

O que o seu time diz sobre você?

1 0

Mais Colunas