Finanças

Como conseguir um empréstimo no BNDES para minha empresa?

23/04/2014 • por meuSucesso .com

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – pode ser uma boa alternativa ao crédito

Conseguir crédito para expandir o negócio é um desejo comum a muitos empreendedores e o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – pode ser uma boa alternativa. Trata-se de uma instituição pública federal que funciona justamente como instrumento de financiamento de longo prazo para investimentos em vários segmentos da economia.

Com o propósito de fomentar os negócios no Brasil, o banco investe na criação e expansão de empresas no país. O que fazer, então, para conseguir lá um empréstimo para a sua empresa? Há muitas possibilidades e variáveis que influenciam diferentemente na resposta para esta pergunta. Critérios como o tamanho do negócio, a renda disponível e o tipo de crédito que se deseja conseguir são fatores que diversificam o processo.

Há vários programas destinados a negócios em estágios diferentes. Visitar o site do BNDES pode ser o primeiro passo para conhecer as opções disponíveis. Na página "Programas e Fundos" (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/) do site estão listadas todas as formas de conseguir apoio, de acordo com a linha, renda, objetivo e setor do empreendimento.

O empreendedor pode procurar também as linhas de crédito de acordo com cada área de atuação da instituição (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/index.html), alinhando com sua própria. As principais são: Agropecuária, Comércio, Serviços e Turismo, Cultura, Desenvolvimento Social e Urbano, Exportação e Inserção Internacional, Indústria, Infraestrutura, Inovação, Meio Ambiente e Mercado de Capitais.

Para facilitar o processo para o empreendedor, o site disponibiliza uma ferramenta chamada Mais BNDES (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Orientador/index.html). Nessa área, o interessado fornece dados de sua localização, se é pessoa física, jurídica ou se faz parte da administração pública etc. É como um questionário que ao final determina qual tipo de crédito se encaixa melhor com a realidade de quem está tentando conseguir o empréstimo. Através desse guia de orientação, que é dividido em perfil, setor de atividade, finalidade de apoio e resultado, é possível ter uma ideia de que tipo de empréstimo deverá ser o objetivo do empresário.


Orientação

Além dessas facilidades, o BNDES realiza palestras em várias cidades brasileiras, dentro da iniciativa “BNDES Mais Perto de Você”. Esses encontros proporcionam oportunidades de interação entre o representante do banco e os empreendedores interessados em receber investimento, facilitando esclarecimentos e a resolução de quaisquer dúvidas que possam existir com relação ao processo. O calendário com as datas dos seminários e palestras dessa iniciativa pode ser encontrado no site (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Agenda_de_Eventos/index.html).

Ademais, o BNDES aconselha que qualquer empreendedor interessado em conseguir um empréstimo busque o banco ou um representante da instituição em sua cidade. Este representante será capaz de analisar a situação a partir de seu expertise, aconselhando o empreendedor da melhor forma.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também