Finanças

O que é um investidor-anjo

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Quando o assunto é empreendedorismo ou startup, uma forma de obter recursos para esse novo negócio está em conseguir um investidor-anjo.

Quando o assunto é empreendedorismo ou startup, uma forma de obter recursos para esse novo negócio está em conseguir um investidor-anjo. Mas você sabe quem seria esse investidor?

“Geralmente, são empresários ou executivos que fizeram uma carreira corporativa. Agora, estão surgindo também muitos profissionais liberais. Eles têm algum capital para fazerem um investimento de risco e todo um conhecimento agregado de networking e de relacionamento”, destaca Maria Rita Spina, sócia fundadora da Anjos do Brasil, principal rede de investidores desse perfil no país.

Esse investidor, além de alocar capital, aplica sua experiência apoiando a startup.  O termo "anjo", inclusive, é utilizado por esse fator: a ajuda não é exclusivamente financeira, havendo a possibilidade de o investidor transmitir  seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientar a startup e aumentar suas chances de sucesso.

O investidor-anjo, no entanto, diferente do que alguns podem pensar à primeira vista, está longe de funcionar como um filantropo. Ele tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno. Com isso, ao concederem apoio a uma startup, possuem normalmente uma participação minoritária no negócio, embora não tenham posição executiva na empresa. Eles apenas atuam como mentores/conselheiros.

Segundo Maria Rita, estamos em um momento muito oportuno e interessante, quando o empreendedor mudou bastante. “As pesquisas mostram que se há 10 anos o empreendedor empreendia por necessidade, hoje existe uma geração de pessoas que empreendem por oportunidade”, afirma.

“Eles vêm um problema real, encontram uma ação relevante e querem empreender. E, nesse cenário, o investimento-anjo tem um papel muito especial”, explica. Segundo estudo realizado pelo Start Up Genome Compass, empresas que contam com mentores crescem 3,5 vezes mais e conseguem sete vezes mais capital.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também