Finanças

Como se proteger da Crise Financeira - por Márcio Iavelberg

13/04/2015 • por Márcio Iavelberg

O Brasil vive mais uma crise financeira, dentre as tantas que já passou. Porém, a questão agora é muito mais nossa do que por conta de cenários externos

O mundo passou e sofreu nos últimos três ou quatro anos e agora, tanto os Estados Unidos, quanto o mercado comum europeu, já mostram seus crescimentos econômicos positivos.

No Brasil, a crise tem um cunho político, de falta de confiança do empresariado brasileiro no Governo e nas medidas econômicas tomadas. E essa instabilidade reflete uma paralisação do crescimento das empresas, de novos investimentos daqueles que gostariam de abrir ou expandir seus negócios e uma possível onda de demissões, o que acarretaria ainda maior recessão ou diminuição do poder dos consumidores.
Em pesquisa recente realizada pelo Sebrae SP (Indicadores Sebrae – SP), com micros e pequenos empresários, os números dos que estão imaginando um cenário pior para 2015 é maior do que no ano anterior.

E isso que estamos falando no ano de 2014, em que o Brasil não cresceu no geral e, em especial tivemos um faturamento menor nas MPEs (micro e pequenas empresas), de cerca de R$ 4 bilhões a menos do que 2013.
A pesquisa mostra que somente Serviços tiveram crescimento de 6,5%, impulsionados pela Copa do Mundo. Tanto Indústria, quanto Comércio, amargaram resultados ruins, com 1,8% e 5,9% de queda, respectivamente.

E como sair dessa crise? Um importante dado que nessa pesquisa não aparece, mas é fácil identificar dentre pequenos e médios empresários é a falta de Planejamento Financeiro. A ausência de um controle maior dos números é um dos grandes vilões responsáveis pela falência de uma empresa. Muitas vezes, o empresário acha  mais importante aumentar as Vendas, do que planejar, conhecer seus custos e precificar adequadamente.

E Planejar é tão importante quanto Vender. Leva a um aumento de Resultados e garante a sustentabilidade do negócio. Por isso, você que é pequeno empresário, não se descuide do Planejamento Financeiro, principalmente em época de crise. Porque são justamente nestas fases que as empresas com controle se destacam das demais e crescem em períodos de abundância.

Comentários

Quem escreve

Márcio Iavelberg

Sócio em Blue Numbers Consultoria Empresarial

Graduado em administração de empresas, com MBA em Gestão Financeira pela USP e Especialização em Direito Tributário pela FGV/SP. É sócio da Blue Numbers Consultoria Financeira, que presta serviço para pequenas e médias empresas. Tem trabalhos realizados em países como Argentina, México, Chile e Colômbia, além do Brasil. Atua como colaborador de artigos de administração e finanças para revistas e sites Exame PME, Você S.A, Investidor Individual, Portal IG, site CanalRh e site Portal Educação, entre outros. Escreveu o livro "Como administrar seu consultório e suas finanças pessoais"

POR Márcio Iavelberg

O que falta para você ser um bom gestor?

14 3