Finanças

Gerenciar os gastos: dicas simples de como ter resultados positivos

2/12/2016 • por Roberta Omeltech

A gente até sabe e imagina o quanto gastos simples podem fazer a diferença no final do mês, mas muitas vezes não damos a real atenção a isso!

Hoje quero propor uma reflexão à vocês. Como gerar resultados positivos, na sua empresa e na sua carreira?

Estamos vivendo uma crise econômica muito forte em nosso país, porém os momentos de crise nos fazem refletir e através desta reflexão podemos perceber que a palavra eficiência se torna cada vez mais necessária em nossas vidas.

Isso acontece tanto para empreendedores quanto para profissionais que estão no mercado de trabalho. Momentos como estes nos direcionam a uma autoanálise de como está o nosso comportamento profissional.

Para empreendedores, é momento de focar nos objetivos e o maus assertivo possível. Seguem algumas dicas para que você possa gerar resultados positivos:

Processos

Os processos estabelecidos,  sejam eles comerciais, financeiros, produção, logística e assim por diante, lhe proporcionam uma análise mais apurada da sua capacidade de produção/prestação de serviços, ajustando o que for preciso. Se atente aos desperdícios de tempo.

Custos

Para ter uma analise de custos apurada, você precisa convidar as suas emoções a fazerem um passeio e analisar de forma racional. Aqui vão algumas perguntas que você precisa se fazer:

Você precisa do escritório ou galpão atual? É possível mudar para algo mais barato ou trabalhar home-office? Você está apegado(a) a um espaço físico sem necessidade?

Qual é o seu meio de transporte? Você precisa mesmo daquele carro legal, dizendo que é para causar uma boa impressão para seus clientes? Quantos clientes você já conquistou por isso? Existe uma forma mais econômica de transporte?

Negocie com os fornecedores, existem opções mais econômicas para você prestar o seu serviço ou fazer o seu produto de forma que não comprometa a qualidade? Este é o momento para você negociar.

Cuidado com os gastos com alimentação. Alguns “ralos” no orçamento das empresas e pessoas são os gastos com alimentação. Faça um levantamento apurado de quanto tem gastado com isso e reduza caso seja necessário.

Cuidado, pois o EGO, muitas vezes nos atrapalha no momento de decidirmos, por isso tome decisões de forma racional, não se preocupe com o que as pessoas irão pensar de você, lembre-se de que SER é muito melhor do que TER, se você não tem condições hoje, não se endivide para tentar mostrar algo que você não é.

Concentre-se nos tópicos acima abordados, faça as mudanças necessárias de forma racional, não se deixe levar pelas emoções, lembre-se que você é quem deve controlá-las e não elas te controlarem. Com atitudes diárias você verá resultados positivos na sua vida e em seus negócios. Nesta matéria do meuSucesso.com, você pode conferir mais sobre "5 conceitos de administração financeira para empreendedores iniciantes".

Seja prudente e faça as escolhas certas.

Nos falamos na próxima.

Comentários

Quem escreve

Coach, Consultora, Palestrante e Facilitadora nas áreas de Educação Financeira e Empreendedorismo. Sócia-diretora da Omeltech Desenvolvimento, empresa do ramo de Educação Corporativa, referência no Desenvolvimento de Líderes, Academia de Vendas e Marketing, Modelos de Influência, Planejamento Financeiro e Desenvolvimento de Estagiários.

Mais Colunas