Finanças

Que fluxo você dá para o seu dinheiro? - por Paola Tucunduva

8/07/2015 • por Paola Tucunduva

Saber controlar e gerir seu dinheiro é essencial no momento de empreender

Como você equilibra o seu dinheiro? Estou escrevendo esse artigo para você que foge do seu extrato bancário e fluxo de caixa. Para você que gasta no escuro. Para você que não sabe precificar o seu trabalho, serviço ou produto.

Você já pensou sobre o que o impede de colocar em prática seu o conhecimento de gestão financeira? Muitas pessoas sabem exatamente o que fazer para administrar melhor seu dinheiro, mas outras se boicotam.

O primeiro passo para superar essa dificuldade é tomar consciência de suas crenças limitantes em relação ao dinheiro e a gestão financeira. Observe com a intenção de superar e reflita sobre as ideias negativas que você tem ou herdou da sua família. Pense sobre como seus pais lidam ou lidaram com  dinheiro e como isso tem impactado sua vida. Será que você está repetindo algum padrão? A chave para superar essas barreiras é a disposição.

Qual é o erro mais comum que as pessoas cometem? Achar que pode passar direto da ideia de ficar "rico" para uma conta corrente cheia de dinheiro.

Vou te convidar a fazer uma jornada da energia do dinheiro e entender todos os passos que precisa fazer até concretizar uma vida financeira abundante.

O primeiro passo é sonhar, nesse momento você está na etapa metafísica da jornada. Permita-se sonhar, o que você quer? Como está sua vida financeira nesse sonho? Dedique algum tempo para sonhar.

O próximo passo é tornar esse sonho em uma ideia mais clara e concreta. Pense em quantificar seu sonho, quanto você gostaria de ganhar? Pense como estará sua vida financeira. Quuanto vocêtem poupado?

Na próxima etapa você precisa entender qual é a sua intenção. Por que e para que você quer e merece ter esse dinheiro. Você precisa descobrir o propósito maior e a utilidade desse dinheiro, sempre existe uma razão maior, um significado pessoal forte por trás da vontade de ter muito dinheiro. Quem e como você vai contribuir com as pessoas ao seu redor quando estiver bem financeiramente? Porque isso é importante para você? Se permita sentir toda a emoção dessa descoberta.

Agora você está pronto para escrever sua Meta com base nos seus valores, minha sugestão é que você use o acróstico SMART para definir esta meta. 

  • eSpecífico (escreva o que você quer de forma clara e detalhada)
  •   Mensurável (quanto)
  •   Atingível (meta tem que ter um desafio na medida certa)
  •   Relevante (porque isso é importante para você)
  •  Temporal (quando, defina a data que irá alcançar essa meta e escreva dia/mês/ano)

Calma...não pense que já está pronto para concretizar essa meta, agora vem a parte mais difícil...você vai ter que enfrentar os problemas na fronteira para passar do campo metafísico para o campo físico. Observe com atenção quais são esses obstáculos e aceite que eles são reais. Mantenha firme a sua intenção e disposição de lidar e superar esses problemas. Fingir que eles não existem ou negar esses problemas só vai te atrapalhar. Parece simples, mas não é, você precisa de muita coragem para enfrentar esta etapa.

Quando você consegue superar os problemas da fronteira vai perceber que começa a ficar fácil colocar em pratica as ações concretas e autênticas para viabilizar seu sonho.

Ao fim desta jornada o dinheiro começa a aparecer em sua conta corrente, nesse momento pode até parecer um passe de mágica, mas você tem total consciência de tudo que fez para chegar até aqui.

Desejo muito sucesso nessa jornada e conte comigo.

Espero que gostem, vou adorar receber os feedbacks de vocês.

Comentários

Quem escreve

Paola Tucunduva

Apresentadora em Alma do Negócio/Evolution training e Rotovic Lavanderia, São Paulo

Paola Tucunduva é empreendedora, graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduada pelo CEAG-FGV em finanças e Marketing. Paola é apresentadora do programa Alma do Negócio, da Rádio Mundial FM 95.7. Também é facilitadora do Empretec - Sebrae, professora da Fundação Dom Cabral (FDC). Paola é sócia - diretora da Evolution Training e Rotovic Lavanderia; e presidente do Conselho da ANEL (Associação Nacional das Lavanderias). Paola foi indicada e finalista de importantes prêmios, como Woman Business Award 2008 (ONU/UNCTAD) e o Prêmio Mulher de Negócio 2009 (SEBRAE).

POR Paola Tucunduva

Como as empresas de sucesso fazem?

2 1

Mais Colunas