Acesse o texto e entenda o que é matriz swot, como fazer essa análise, e como aplicá-la dentro do seu negócio em 5 passos.


Planejar é parte constante e indispensável da rotina de uma companhia e a análise da Matriz SWOT tem o objetivo de ajudá-lo exatamente a planejar-se. Entender a posição da empresa no mercado, estabelecer metas de vendas, produção e aumento de lucros são alguns exemplos de atitudes que ajudam na evolução saudável do seu negócio. Para entender completamente as variáveis que influenciam o desempenho da empresa, pode-se usar algumas ferramentas e estratégias, como a análise SWOT.

Se você está se perguntando o que é análise SWOT, preparamos um esquema prático para entender alguns conceitos básicos e começar a aplicá-los no seu empreendimento. Aprenda a fazer a pôr em prática com os 5 passos para fazer uma análise SWOT.

O que é Matriz SWOT?

Elaborada entre as décadas de 1960 e 1970 pelo americano Albert Humphrey, durante um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, a técnica de análise SWOT é, hoje, utilizada por empresas visando a realização do seu planejamento estratégico. Com o relatório em mãos, é possível compreender o cenário em que se encontra a companhia e essa interpretação permite que a empresa possa estipular metas viáveis para o crescimento.

Análise SWOT – FOFA

A sigla SWOT deriva do inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português a sigla seria FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). É através da análise SWOT de uma empresa e a identificação dessas quatro variáveis que será possível determinar os futuros planos do empreendedor.

As forças e fraquezas caracterizam o chamado ambiente interno, pois estão sob total controle da própria organização, dependendo unicamente dos gestores tomar ou não as decisões. Já as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo, pois, diferentemente das duas primeiras, não estão sob controle da empresa, que não sabe quando ou se vão aparecer.

Exemplos de análise de SWOT

Ao analisar o estado de sua empresa, você chegará a alguns resultados em cada uma das áreas analisadas pelo SWOT. Para melhor compreensão, separamos alguns desses fatores que podem estar dentro de cada um dos nichos. Porém, é sempre de bom senso lembrar que o resultado depende da habilidade e atenção de quem executa a análise, como relembra Marcelo Toledo. “O que parece ameaça para uma pessoa pode ser uma oportunidade para outra. São seu tato, ambição e coragem que determinarão como você usá-la a favor da sua empresa”, conclui no texto.

Forças

O custo do seu produto/serviço, a qualidade, a localização da empresa, a união entre a equipe, a matéria-prima utilizada nos produtos, a estratégia de distribuição etc.

Fraquezas

Qualquer fator que se oponha diretamente e ameace diminuir suas forças.

Oportunidades

O aparecimento de um nicho de mercado que ainda não foi explorado, uma lei que favoreça sua produção, uma nova tecnologia que beneficie sua produção etc.

Ameaças

entrada de uma concorrente internacional no mercado, um método de produção pouco proveitoso em relação aos concorrente, deficiências na equipe etc.

5 passos para fazer uma análise SWOT

1 – Divida o campo de análise

Para compreender de maneira mais clara e objetiva o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em:

  1. Ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro);
  2. Ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).

2 – Caracterize o ambiente interno

Determine as forças e fraquezas de sua empresa em comparação com outras do mesmo ramo. Elas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos de uma empresa em face aos concorrentes, como mão de obra qualificada e receita, por exemplo.

3 – Caracterize o ambiente externo

É aqui que estão as oportunidades e ameaças, que podem mudar de acordo com o mercado em que o empreendimento está inserido. Por exemplo, uma oportunidade para uma empresa é o crescimento do setor do qual faz parte e o surgimento de novos nichos de consumidores. Já as ameaças podem ser a expansão ou o lançamento de novas tecnologias por uma concorrente do mesmo segmento.

4 – Diagrame os dados

Coloque as informações numa tabela 2×2, com duas colunas e duas linhas. Em um quadrante da primeira linha insira as forças e no outro as fraquezas. Na linha de baixo, coloque as oportunidades em um quadrante e as ameaças no outro.

5 – Analise o cenário encontrado

Com base nos dados levantados, verifique em que situação sua empresa está com relação ao cenário atual e verifique de que maneira você pode antecipar as oportunidades e se precaver de ameaças.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e assine nossa Newsletter para não perder nenhuma das nossas atualizações semanais.