Inovação e Tecnologia

5 dicas para sua empresa ser mais sustentável

1/08/2014 • por meuSucesso .com

Em um mundo que clama por mais atenção à questão ambiental, as empresas, enquanto motores da economia, precisam estar atentas ao assunto

As últimas décadas foram marcadas pelo aprofundamento da discussão em torno da saúde do meio ambiente. A sustentabilidade virou pauta obrigatória nas conversas entre grupos de amigos, escolas, faculdades, governos e, como não podia ser diferente, entre empreendedores. Ser sustentável se tornou um dos principais objetivos desse milênio, embora muitas pessoas ainda não saibam por onde começar uma vida "mais verde". 

De forma realista e pragmática, é preciso reconhecer que o empreendedor dificilmente irá implementar mudanças sustentáveis em seu negócio se ele não observar vantagens para a economia ou receita da companhia. E essa percepção vem ficando cada vez mais fácil, já que em virtude da exigência dos consumidores, as práticas sustentáveis vêm se mostrando extremamente positivas para as empresas. 

Empresas sustentáveis lucram e ao mesmo tempo economizam mais ao, por exemplo, implementar um processo de separação e reciclagem de embalagens.  Abaixo, listamos 5 dicas para você começar a implementar a sustentabilidade na sua empresa. 

Confira:

Descubra quais são as regulamentações ambientais

Começar pelo âmbito jurídico evitará qualquer problema no futuro para a companhia. Entenda como funcionam as leis ambientais da cidade onde sua empresa está e adeque suas instalações e funcionamento.

Busque formar parcerias

A ação de iniciar um projeto para a coleta seletiva e reciclagem do lixo produzido na sua empresa pode ter um impacto muito maior se estiver associada com outra, na hora de contratar o serviço de reciclagem, além de reduzir os custos para ambos os lados. 

Utilize os recursos naturais de maneira consciente 

No primeiro momento, pode parecer, aos funcionários, que o dono da empresa está só querendo economizar na conta de água e luz. Portanto, é indispensável que haja uma comunicação sobre os objetivos da ação. Mas é claro que sabemos que, além de ajudar o meio ambiente, os gastos da empresa vão ser reduzidos consideravelmente.

Descarte correto dos resíduos

Não custa nada coletar e descartar corretamente todos os resíduos produzidos na sua empresa. Óbvio que depende do tipo de lixo do local, mas essa prática pode, inclusive, gerar receita para a companhia. 

Não jogue fora, conserte e aprimore

Tente utilizar os equipamentos de escritório pelo maior tempo possível. Além de reduzir os gastos para comprar máquinas novas, irá reduzir a quantidade de lixo tecnológico. Em vez de descartar o computador desktop ultrapassado, tente conversar com um técnico para aprimorar a máquina - pode sair muito mais barato do que comprar uma inteiramente nova.

Comentários