Marketing

5 dicas essenciais para começar a vender pela internet

5/08/2014 • por meuSucesso .com

Veja sugestões que vão ajudar a potencializar seus negócios online

Em 2013, o comércio eletrônico no Brasil faturou R$ 28,8 bilhões e ultrapassou os 51 milhões de usuários, de acordo com a 29ª edição do Webshoppers, divulgada em março. A ascensão do uso das redes sociais e o crescimento vertiginoso no número de brasileiros com acesso à internet são alguns dos fatores que estão impulsionando os empreendedores a olhar para a web como uma plataforma indispensável para seus negócios.

Entretanto, para começar a vender pela internet é preciso ficar atento para algumas peculiaridades desse modelo de negócio. Não é porque a internet é um espaço informal que você poderá fazer qualquer coisa. Se você não pensar na sua loja virtual como um negócio de verdade, sua tentativa de ganhar dinheiro na internet vai acabar se tornando apenas uma enorme dor de cabeça. 

Impulsionadas pela comodidade de não sair de casa e a facilidade de pagamentos, as lojas virtuais são cada vez mais populares. Mas o que vai garantir o sucesso do seu negócio em um ambiente de concorrência tão acirrada? Para quem está pensando em investir na internet, separamos algumas dicas para começar seu negócio com o pé direito. Confira:

Foque no que você tem de melhor

Descubra qual a alma do seu negócio e foque naquilo que você faz de melhor. Monte sua empresa em torno das suas habilidades e faça disso um diferencial, assim fica mais fácil atingir o sucesso sem precisar de muitos sacrifícios pessoais. Se sua marca foi criado em cima do que você tem de melhor a oferecer ao público, destacar-se da concorrência não vai ser um trabalho árduo.

Não é porque é online que não é de verdade

Se você pensa na sua empresa apenas como um website, estará fadado ao fracasso desde o começo. O site, na verdade, deve ser o último passo do seu plano de negócio. Invista tempo e dinheiro para realizar tudo que faria com uma empresa física, por último é que deve debruçar sobre o desenvolvimento da plataforma online.

Seja verdadeiro

Não prometa algo que não possa cumprir, seja em relação aos prazos de entrega ou o valor do frete. É recomendado, inclusive, que você dê uma margem ao prazo de entrega para que não haja reclamações dos clientes. Atrair compradores para sua loja com prazos pequenos pode ser tentador, mas cumprir suas promessas é uma forma de garantir confiabilidade dos clientes no seu serviço.

Invista no atendimento ao cliente

Disponibilize o maior número possível de canais de atendimento ao cliente, mas que realmente funcionem. Não adianta ter perfis em todas as redes sociais, se, quando o cliente entra em contato através delas, nunca recebe resposta. Responda os e-mails, comentários e agradeça pela preferência. Após a utilização dos serviços, se possível, mantenha contato e pergunte se há alguma reclamação ou sugestão para a melhoria do serviço. Mostre-se sempre aberto a ouvir a opinião daqueles que são a parte mais importante do seu negócio.

Crie um site prático e útil

Procure facilitar a experiência do cliente com sua loja. No site, disponibilize informações de forma clara e objetiva sobre os produtos expostos. Desenvolva uma interface amigável e de fácil navegação para que os clientes achem o que precisam sem dificuldades.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários