Marketing

7 motivos para sua empresa usar as mídias sociais

25/08/2014 • por meuSucesso .com

As empresas podem optar por serem eternamente analógicas?

A conexão da humanidade em rede é um caminho sem volta e as perspectivas são de um aprofundamento ainda maior das ligações, com indivíduos conectados à internet por uma quantidade de tempo ainda maior, por múltiplos dispositivos (dos tradicionais PCs a peças de roupas, passando por relógios, óculos, carros, casas e, claro, os smartphones). Quem ficar alheio a esse movimento tem um destino: o isolamento. Enquanto indivíduos, todos temos direito a essa escolha. Mas as empresas podem optar por serem eternamente analógicas?

Sim, podem. Só não podem esperar vida longa com essa escolha. O ciberespaço nada mais é do que uma extensão do mundo real, das pessoas de carne e osso. Orgânicos ou feitos de bits, aqui ou do outro lado da tela, somos todos pessoas, seres vivos pensantes e, claro, consumidores. E onde há demanda por consumo, haverá quem queira suprir essa busca. Se sua empresa não vai lá, seus concorrentes irão.

Elencamos abaixo alguns motivos pelos quais sua empresa deve usar as mídias sociais. Confira:

1 - Seu público está lá

Poucos canais são tão eficientes para se comunicar diretamente com seu público quanto as mídias sociais, não tenha dúvidas. O principal motivo é o fato de praticamente todo seu público estar lá, a poucos cliques de você. Basta saber as estratégias corretas de se dirigir a ele.

2 - Mesmo que não queira, sua empresa também estará lá

Mesmo que você resista a uma participação ativa de sua empresa nas mídias sociais, seus clientes estarão lá e falarão do seu negócio. Por isso, é melhor estar por perto e poder ser parte do jogo do que simplesmente assistir tudo de longe ou mesmo nem saber o que está acontecendo.

3 - É lá que as coisas estão acontecendo

Já faz algum tempo que as mídias sociais têm ditado as tendências do mundo e ajudado a criar novos hábitos e costumes, inclusive de consumo. Estar presente nesse contexto e saber bem como compreender seus movimentos pode fazer a diferença e ajudar seu negócio a sair na frente da concorrência (ou pelo menos não ficar para trás)

4 - Custo benefício

Investir em redes sociais não é simplesmente abrir uma página no Facebook e colocar lá algumas postagens todos os dias. É preciso estratégia e isso demanda investimento. Às vezes, o valor investido não é baixo. Mesmo assim, o custo benefício é muito melhor do que o de qualquer outra mídia.

5 - Acompanhar a concorrência

Nas mídias sociais você também tem como acompanhar de maneira mais clara o que sua concorrência vem fazendo e de que modo o público se comporta em seu mercado.

6 - Presença

Você não pode ligar todos os dias para um cliente. Não poder bater à porta de cada um para entregar um panfleto. Nunca vai haver orçamento para imprimir folders ou organizar eventos todos os dias. Mas, nas mídias sociais, você pode chegar diariamente ao feed de seus clientes, sem incomodar. Basta usar as ferramentas com inteligência.

7 - Seu público trabalhando para você

Somente nas mídias sociais o público pode atuar como disseminador de seu produto em larga escala. Lá, o boca a boca é potencializado e um conjunto de clientes falando bem de seu negócio pode gerar mais efeitos positivos do que um anúncio formal em um jornal ou revista, por exemplo. Lembre-se, porém, que o contrário também é válido e uma crise de sua marca nas redes pode ser fatal

Conteúdo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários