Marketing

Blog corporativo: 10 motivos para sua empresa ter um

19/09/2014 • por meuSucesso .com

Grandes empresas como Google e Instagram mantêm blogs corporativos

Blogs corporativos são canais específicos de empresas, que desejam ter mais um canal para marketing, relacionamento com clientes e publicar conteúdos relacionados aos seus produtos ou ramo de atuação. A ferramenta tem se tornado popular nos últimos anos, exercendo papel importante para o marketing de conteúdo.  

Uma pesquisa de 2013 do Content Marketing Institute, em parceria com a Tracta, mostrou que mais de 60% das empresas brasileiras usam blogs (nos EUA, o número chega a 77%), e que o serviço é considerado a quarta estratégia mais efetiva de marketing, atrás apenas de eventos presenciais, estudos de caso – que, aliás, podem ser divulgados em blogs - e webinars.

Grandes empresas como Google (http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/) e Instagram (http://blog.instagram.com/) mantêm blogs corporativos, e eles estão sempre atualizados. Mas por que sua empresa deveria ter um blog corporativo?

Confira abaixo uma lista com 7 motivos, de acordo com o livro O Guia Completo do Blog Corporativo, da Rockcontent:

1. Simplicidade e flexibilidade

Blogs são muito mais simples do que sites. Criar e manter um blog não exige muito conhecimento técnico: geralmente, a montagem básica já está pronta. Claro, quando é preciso mudar layouts e templates, o serviço precisa ser feito por profissionais da área, mas, no uso diário do blog, para escrever e publicar conteúdo, não há mistério.

Blogs são ferramentas muito práticas e permitem atualizações rápidas e flexibilidade: você pode publicar artigos longos, listas, infográficos, entrevistas, tutoriais e postagens de autores convidados (guest bloggers).

2. Baixos custos

Os custos para manter um blog são bem baixos: só é preciso pagar um domínio e alguém para trabalhar no layout da página. Blogs comuns não precisam necessariamente desse investimento, mas blogs corporativos com domínio próprio passam mais credibilidade para os clientes, assim como um layout bem construído.

3. Porta-voz

Blogs podem servir como um porta-voz da sua empresa. O conteúdo que é produzido para o público representa o que a empresa pensa. Ele ainda ajuda a dar uma personalidade para sua marca, além de facilitar o relacionamento de possíveis clientes com ela. Mas, para isso, é preciso publicar conteúdo diferente dos tradicionais releases, promoções e campanhas de marketing.

4. Rankeamento

Blogs ajudam a melhorar o rankeamento em mecanismos de busca. Postar conteúdo interessante e atual com frequência faz com que os mecanismos de busca considerem seu blog relevante e isso melhora a posição em que o site aparece em pesquisas.

5. Contato com o cliente

Blogs também podem educar e responder dúvidas de clientes. Todo conteúdo produzido ajuda a ensinar ao cliente o que você faz e por que você é a melhor opção do mercado. Eles incentivam o relacionamento entre o leitor e a empresa e podem aumentar o engajamento com sua marca.

6. Distribuição de conteúdo

Blogs facilitam a distribuição de conteúdo através de múltiplos canais. Eles podem espalhar sua mensagem através de um feed RSS ou de newsletters, sem custos adicionais. Você também pode coletar e-mails de leitores e eventualmente transformá-los em potenciais clientes. A maioria das plataformas também já possui formas de integrar seus blogs com redes sociais, o que ajuda muito na divulgação e engajamento com a marca.

7. Customização

Blogs podem ser customizados para atender a todas as necessidades de sua empresa. E possuem vantagens sobre os sites: não precisam ser construídos do zero nem ser tão elaborados. É possível mudar elementos visuais, que influenciam muito na leitura – alguns leitores decidem se vão ler ou não alguma coisa de acordo com sua primeira impressão - , trocar cores para combinar com a identidade visual da marca e adicionar mais ferramentas para melhorar a página, como caixas de comentários e sugestões.

Conteúdo Administradores.com produzido com exclusividade para o meuSucesso.com.

Comentários