Toda empresa precisa de clientes, certo? Não há possibilidade de ter um negócio estável sem contar com um fluxo recorrente de compradores do seu produto…


Toda empresa precisa de clientes, certo? Não há possibilidade de ter um negócio estável sem contar com um fluxo recorrente de compradores do seu produto ou serviço. Mas qual seria o passo anterior de um cliente? Como identificar quem pode vir a se tornar um? É para isso que usamos o termo lead.

O que é lead?

Lead nada mais é do que alguém que está interessado em comprar seu produto ou contratar seu serviço. Parece bem simples à primeira vista, mas pense que nem sempre quem está interessado, de fato vai realizar a compra. Existem etapas, o que chamamos de fases do funil.

Uma pessoa pode estar interessada em comprar um carro, por exemplo. Mas até ela decidir qual carro e em qual lugar comprar esse carro, ainda tem uma longa jornada pela frente.

O mesmo acontece com qualquer negócio. Você tem alguém que está começando a considerar uma compra de um bem, ele está no “topo do funil”. Isso significa que provavelmente ele não pesquisou nada sobre o tema, quer conhecer melhor o assunto para depois avançar na escolha do local. Depois disso, ele irá pesquisar sobre os produtos, algo que podemos classificar como “meio de funil”. Por último, será a hora de comparar locais e negociar valores, é um lead que estará no fundo de funil, pronto para conversão.

O que é lead no marketing digital (MQL)?

Bom, agora que você já tem um pouco mais de conhecimento sobre o que é um lead, vamos avançar para a próxima etapa. Como foi falado acima, um lead é alguém que está interessado em comprar um produto ou serviço. Mas como descobrir quem está interessado nesse produto ou serviço? É aí que entra o MQL, Marketing Qualified Lead.

O que isso significa? Marketing Qualified Lead é a sinalização para a equipe de marketing que esse lead está pronto para ser trabalhado. Para se tornar um lead para marketing, normalmente se é necessária uma série de informações básicas, como: nome, idade, email, telefone, cargo, etc. Quanto mais souber desse lead, melhor será para trabalhar com ele.

E quanto mais completo esse lead for, mais ele valerá a pena ser investido. Isso porque, com maior informação sobre o lead, mais entendimento se terá sobre o seu perfil e mais fácil será de identificar as personas que você desenhou para o seu negócio.

E como qualificar esse lead? Existem muitas maneiras. Você pode começar gerando conteúdos para quem está no “topo de funil” através de blogs, redes sociais, lives e outros canais de atração. Após atrair, será hora de captar os dados mais essenciais. Depois disso, é o momento de conseguir mais informações usando a técnica de inbound marketing. E no momento certo, trazer o time de vendas para fechar o negócio.

Ou seja, um lead qualificado pelo marketing te ajudará a vender melhor e para quem vai ficar por mais tempo.

O que é lead em vendas (SQL)?

Agora que sabe o que é MQL, vamos entender o que é um lead para vendas.

Diferentemente do marketing, vendas precisa de sinais mais claros para considerar um lead. Por exemplo, o contato telefônico para muitas equipes de venda é um dos indicadores de um lead qualificado para vendas. Mas, cada negócio tem a sua peculiaridade. Por exemplo, se você está no ramo de atendimento aos farmacêuticos, uma boa informação do lead é saber se ele se formou na área e possui um CRF.

Uma outra informação que pode ser importante para vendas é saber a renda da pessoa ou seus hábitos de compra. Isso determinará o quanto o lead é um SQL.

Nesse sentido, é sempre importante haver um alinhamento entre as áreas de marketing e sales (vendas), formando o termo que conhecemos por smarketing.

Como gerar leads?

Como foi falado acima, o MQL é quando o marketing consegue uma quantidade de informações suficiente para avançar na jornada de conversão desse lead.

Há inúmeras formas de geração. Vamos citar alguns exemplos abaixo.

– Criação de materiais ricos (ebook, planilhas, etc.) para download mediante cadastro;
– Webinars e lives;
– Anúncios pagos em Facebook, Instagram e Google;
– Produção de conteúdo em redes sociais;
– Uso da imagem de um influenciador para falar da sua marca;
– Textos em blog.

No ambiente online existem muitas possibilidades de conseguir informações e de mostrar o seu conhecimento sobre o universo da marca, conseguindo gerar pessoas interessadas no que você tem a falar.

Como nutrir leads?

Depois de gerar, é necessário trabalhar até chegar na fase de decisão de compra. Isso varia de acordo com o produto, seu valor e sua complexidade de aquisição, mas um bom período para se trabalhar um lead é de 30 a 90 dias.

Aqui entra o inbound marketing. Já não é mais interrupção, a pessoa assinou uma newsletter ou mesmo se cadastrou para ver uma série de conteúdos. Ou seja, a pessoa quer ouvir o que você tema dizer.

Tendo isso em mente, já se é hora de começar a montar conteúdos visando levar esse lead a uma jornada até chegar ao fundo de funil e finalmente decidir por comprar o seu produto ou serviço.

Não venda antes no tempo, mas também não demore muito para que esse lead esfrie seu interesse e não feche a compra.

E aí, o que achou do conteúdo?

A gente tem muito mais na nossa plataforma. Por exemplo, temos um dos pais da Internet, Vint Cerf, falando tudo sobre a rede mundial de computadores e como ter boas estratégias para vender mais online. Quer ver como é que é? Então se liga aqui pra conhecer.