Pessoas

5 conceitos de RH que empreendedores iniciantes precisam conhecer

11/09/2014 • por meuSucesso .com

Confira artigo que vai ajudar você, empreendedor, a entender melhor as definições possíveis para o termo

Quando se pensa em empreender, a primeira coisa que vem à cabeça, obviamente, é sempre o produto ou serviço que vai mover o futuro negócio. Muitos empreendedores iniciantes, no entanto, acabam focando tanto nesse aspecto que acabam descuidando de outros, também importantes para que a ideia inicial tome forma e consiga sucesso. O fator "pessoas" é um deles.

Cruciais para qualquer negócio, os recursos humanos são, no fim das contas, os responsáveis por fazer as coisas funcionarem. Sem pessoas, não há negócio que se sustente. Por isso, é fundamental dar muita atenção a essa área no momento em que está se estruturando um negócio.

O primeiro passo para cumprir bem essa etapa, então, é entender o que é RH. Para ajudar você, empreendedor, a entender melhor as definições possíveis para o termo, elencamos aqui 5 conceitos de recursos humanos que todo empreendedor, iniciante ou não, precisa conhecer:

A equipe

O termo Recursos Humanos pode ser utilizado para definir o conjunto de profissionais que compõem uma empresa, desde o funcionário de serviços gerais até o presidente. 

O departamento

RH também pode ser usado para designar o departamento que fica responsável por fazer a gestão de pessoas de uma determinada empresa. É ele que seleciona, treina, administra o cumprimento de direitos e deveres, demite etc.

Conjunto de práticas

Usa-se ainda o termo Recursos Humanos para definir o conjunto de práticas adotadas pelos departamentos de RH e empresas em geral para administrar pessoas.

Área de estudos

Recursos Humanos também é uma área de estudos dedicada a pesquisar, debater e ensinar os conceitos da área, as práticas, estratégias etc.

O profissional

Por fim, temos também o profissional de RH, que é geralmente o responsável pelo departamento de Recursos Humanos das empresas e comanda as funções da área.

Conteúdo Administradores.com produzido com exclusividade para o meuSucesso.com

Comentários