Pessoas

5 ferramentas para você montar um portfolio online

10/03/2015 • por meuSucesso .com

Se você não sabe se apresentar bem no digital, suas chances de conseguir uma oportunidade ou fechar um negócio ficam menores

O mundo é digital e se você ainda fica patinando quando o assunto é sua presença no ciberespaço, é bom começar a mudar esse cenário. Há um bom tempo já é comum que as seleções para vagas de emprego tenham pelo menos as primeiras fases totalmente realizadas por meios virtuais. Mas não é só isso. Investidores, programas de aceleração de startups, incubadoras, governos, todos eles - quando procuram empreendedores - usam primeiro instrumentos online. E se você não sabe se apresentar bem no digital, suas chances de conseguir uma oportunidade ou fechar um negócio ficam menores.

Montar um bom portfólio online e tê-lo sempre à disposição é fundamental, seja para buscar oportunidades de trabalho para você (de emprego a freelas) ou negócios e parcerias para sua empresa. Hoje, existem várias ferramentas - muitas delas gratuitas ou, pelo menos, com versões grátis - bastante úteis e, para auxiliar você, reunimos aqui algumas delas. Confira abaixo:

LinkedIn

O mais popular dos serviços de portfólio online, a rede social profissional tem investido em melhorias nos últimos anos e agregou vários serviços. Mais que um site de currículos, o LinkedIn é um espaço fortíssimo para networking. Muitos empreendedores já fecharam bons negócios depois de iniciarem contatos através da rede. Lá, é fundamental manter as informações sempre atualizadas e ter consciência de que aquele é um espaço profissional. Portanto, evite ocupar sua área de publicações com assuntos que fujam da proposta ou, pior, queimem seu filme.

Wix

Se você quer criar seu próprio site, para personalizar melhor um espaço só seu, o Wix é uma boa ferramenta. Se você sabe mexer com linguagens de programação, ótimo. Mas se não souber, não tem problema. Esse serviço disponibiliza um editor simplificado, onde você pode montar e personalizar sua página facilmente. Para garantir uma boa apresentação, no entanto, invista um pouquinho na iniciativa. No mínimo, use um domínio personalizado (exemplo: www.meusitedenegocios.com.br) e contrate alguém para criar sua identidade visual (que não ficará restrita ao site, mas deve ser aplicada a toda sua comunicação).

Behance/Carbonmade/Flickr

Para quem trabalha com fotografia, design, webdesign ou qualquer outra área de produção gráfica, há muitos (muitos mesmo!) sites que funcionam como redes de portfólios. Nós selecionamos, porém, três deles que achamos bem legais. O Behance é um dos mais populares entre designers e é interessante justamente por isso: devido ao fato de ser bem conhecido, é um lugar onde os interessados em seu trabalho podem ir procurar alguém. O mesmo vale para o Flickr, que tem recebido atenção especial da nova CEO do Yahoo, Marissa Mayer, desde que assumiu o comando da empresa. A rede recebeu um novo layout e implementou mecanismos que permitem que os usuários fechem negócios lá dentro mesmo. Correndo por fora, tem também o Carbonmade, que, embora não seja tão popular quanto os outros dois, tem bons recursos para organização de conteúdos e informações pessoais.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários