Pessoas

5 passos para motivar seus funcionários

2/10/2014 • por meuSucesso .com

Escutar o que eles têm a dizer é um dos aspectos mais importantes

Algumas coisas são imprescindíveis para qualquer empresa, independente de seu ramo de atuação, tamanho ou suas metas. Contar com funcionários motivados é uma delas. São eles que apresentam os melhores resultados e estão sempre dispostos a trabalhar e contribuir para o crescimento do negócio.

É por isso que funcionários desmotivados, aqueles que não se envolvem com nada além de suas obrigações, faltam frequentemente, não escondem insatisfação com o emprego e estão sempre ansiosos para o fim do expediente são um grande problema.

Felizmente, existem maneiras de contornar essa situação, e não importa se o objetivo é motivar funcionários públicos ou da inciativa privada. Quando se lida com pessoas, as formas de incentivo são universais.

Confira abaixo cinco passos para motivar seus funcionários, com base em dicas do especialista em coaching executivo Villela da Matta, fundador e presidente  da Sociedade Brasileira de Coaching:

Escute o que eles têm a dizer

Escute seus funcionários. Pergunte suas visões sobre a empresa, peça dicas, opiniões, solicite ajuda para solucionar problemas. Isso fará com que eles se sintam valorizados, envolvidos nos processos decisórios e incentivados a contribuir. Eles também ganharão motivação para vestir a camisa da empresa e produzir melhores resultados.  

Desafie

Uma pesquisa feita pelo Hay Group, com mais de 261 mil pessoas em 85 empresas, mostrou que 31% dos trabalhadores do país se sentem acomodados e sem incentivos para mudanças. Desafios são uma ótima maneira de motivar funcionários. Dê novas funções ou atribuições e os envolva em projetos mais difíceis: o desafio e a chance de sair da rotina incentivam o profissional a se empenhar mais no emprego. Oferecer oportunidades para capacitações e cursos também são formas de combater a desmotivação, e não devem ser encaradas como custos, mas investimentos.

Conheça sua equipe  

Compreender seus funcionários e aprender as necessidades especiais de cada membro de sua equipe é vital para descobrir o que causa a desmotivação e contornar essa situação. É importante lembrar que fatores externos também têm influência sobre a motivação, e só  estabelecendo laços com seus funcionários você notará as particularidades da situação de cada um. Conhecer suas personalidades ajuda na criação de estratégias específicas para motivação.

Dê feedback

Além de escutar, dar feedback é um passo muito importante para motivar um funcionário. Ele se sente satisfeito quando suas atividades e sua dedicação são reconhecidas. Elogie, faça críticas construtivas, assegure que o trabalho exercido por ele é importante para o crescimento da empresa. Funcionários que se sentem reconhecidos se envolvem e vão além de suas obrigações no trabalho.

Crie um ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho e a relação dos funcionários com seus colegas influenciam muito na motivação. Promover reuniões descontraídas, como pequenas festas de aniversário ou happy hours dão aos funcionários o sentimento de recompensa e facilitam o entrosamento da equipe. Diminuir a hierarquia no ambiente de trabalho também é uma boa opção para criar um espaço agradável, segundo o especialista Villela da Matta. "Permitir que os funcionários trabalhem em um nível de igualdade muitas vezes ajuda a ampliar a produtividade e contribui bastante para a motivação de toda a equipe, já que os bons resultados são atribuídos a todos dessa maneira", afirma.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários