Gestão de pessoas: profissionais no processo seletivo
Pessoas

Como atrair e reter os melhores funcionários

30/03/2017 • por meuSucesso .com

Em países desenvolvidos, a atração e retenção de talentos é uma questão crucial para a sobrevivência das empresas

Um dos desafios mais críticos de qualquer RH, atualmente, é a atração e retenção de talentos. A afirmativa pode ser baseada em um estudo recente do Hay Group realizado junto a 309 empresas de diferentes setores.

A pesquisa aponta que os principais desafios para a área de Recursos Humanos serão atrair, reter e desenvolver talentos com orçamentos cada vez menores. Em 2016, 62% das empresas reduziram seu orçamento em RH. Para esse ano, 71% reportaram que deverão manter ou diminuir os seus orçamentos na área.

"Além disso, 86% das empresas continuam com problemas de atração e retenção nos níveis profissionais e técnicos, o que indica uma falta de mão de obra mais especializada no mercado brasileiro. Em paralelo, ressalta uma cultura, especialmente dentro das organizações brasileiras, de não desenvolver e reter talentos", ressalta Lucimar Carvalho, gerente da Korn Ferry Hay Group.

Em países desenvolvidos, a atração e retenção de talentos é uma questão crucial para a sobrevivência das empresas. Líderes não medem esforços nem investimentos para sondar e conquistar os melhores em cada área e desenvolvê-los como futuros líderes.

No Brasil, onde a legislação trabalhista encarece o custo dos trabalhadores, o cenário é mais desafiador. Há um limite para a oferta de salários, mesmo quando se trata de funcionários de alta performance.

O cenário fica ainda mais complicado por conta da baixa qualidade da mão de obra local, especialmente para indústrias de ponta, como a de TI.

Por outro lado, é certo que o salário não é o único diferencial. As pessoas observam o que a empresa tem a oferecer, a cultura de trabalho, oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa e organização interna do trabalho.

Para os funcionários, é vantajoso trabalhar em uma empresa séria e comprometida com seus colaboradores, o que também é difícil de encontrar no Brasil.

3 dicas básicas para atrair e reter profissionais

Confira abaixo três dicas básicas para atrair e reter profissionais sem precisar gastar fortunas.

1. Deixe claro quais são as atribuições

No Brasil, sobretudo em tempos de crise, as empresas exigem que os profissionais sejam "multitarefa" -- um nome pomposo para falta de foco e baixos resultados. Até certo ponto é natural: o número de desempregados aumentou consideravelmente, e quem não foi demitido se vê obrigado a arcar com uma carga de trabalho maior.

Mas verdadeiros talentos são os melhores no que fazem, e apenas nisso. Soldados de elite não ficam à vontade na linha de frente. Por isso, eles precisam saber exatamente quais são suas atribuições e devem ser cobrados à altura.

2. Reconheça e recompense seus melhores funcionários

Ninguém gosta de dar seu melhor e ter a sensação de que vai terminar a vida em um mausoléu assemelhado a um escritório. É preciso deixar claro para os colaboradores que o trabalho que é feito ali é parte de um propósito maior -- e recompensá-los por isso.

Se o empresário não é capaz de reconhecer o bom trabalho de um funcionário e sua importância nos resultados da empresa, outros headhunters podem notar suas qualidades. E o funcionário não hesitará em buscar uma oportunidade melhor.

3. Desenvolva seus funcionários

Os melhores talentos em uma área não são necessariamente pessoas de fora, com nome feito no mercado. Um funcionário de dentro da empresa, com formação sólida e vontade de aprender pode ser mais valioso do que um outsider.

Por isso é importante ter um programa de desenvolvimento de pessoas e criar um ambiente onde os melhores colaboradores se sintam desafiados a dar o seu melhor.

Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos, eninsa como atrair os melhores profissionais para a sua empresa

Com base na Pesquisa com Jovens realizada pela Cia de Talentos a mais de 15 anos, Sofia Esteves, fundadora do Grupo DMRH, apresentará formas para enriquecer o "capital humano" da sua empresa no Especial que vai para o ar no dia 06/04, às 21hs. Inscreva-se e participe da aula gratuita!

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários