Pessoas

Dicas de produtividade: como fazer mais com menos tempo

3/03/2015 • por meuSucesso .com

Na missão de fazer mais com menos tempo, algumas medidas são valiosas e segui-las com método é fundamental.

Tornar a rotina mais produtiva é um desejo comum à maioria dos profissionais. Encarar os inimigos do tempo no dia a dia, no entanto, pode ser mais complicado do que se imagina. Resistir às tentações da procrastinação é um grande desafio e exige, entre outras coisas, autocontrole, disciplina e, claro, planejamento. A tarefa é árdua, mas pode ser muito recompensadora e os resultados não demoram para aparecer.

Na missão de fazer mais com menos tempo, algumas medidas são valiosas e segui-las com método é fundamental. Elencamos abaixo uma série de dicas do especialista em gestão do tempo Christian Barbosa, que podem ajudar você a melhorar sua produtividade. Confira:

Economizar tempo para quê?

Christian Barbosa ressalta que, para ter disciplina na gestão do tempo, o primeiro passo é deixar claro para si qual o objetivo de economizar algumas horas do seu dia. "Tudo na vida precisa ter um sentido, ter algo realmente importante por trás para que funcione. Como primeiro passo para a adoção do método, pense em algo que você gostaria de fazer se tivesse mais tempo: um curso, um esporte, mais lazer com os filhos etc. Precisa ser algo que você tenha o desejo de começar em breve, no prazo de três a seis meses, e que queira muito, do contrário não funcionará", afirma.

Comece bem

Para ter um dia produtivo, é preciso começar bem o dia. Se você acorda em cima da hora, não toma café da manhã e sai apressado, as chances de um efeito dominó negativo ser desencadeado são grandes. "Chegou no trabalho, revise o e-mail (revise, não fique trabalhando nele!), revise as prioridades não cumpridas no dia anterior e ajuste a sua lista de prioridades. Pense nas atividades que precisam ser realmente atingidas no dia e planeje para que sejam executadas no melhor momento do seu dia", acrescenta Christian.

Não perca tempo, mas não pegue pesado

Não é nenhuma novidade que ficar passeando pela web e conversando amenidades com os colegas de trabalho são coisas que comprometem o desempenho no dia a dia. Foco perdido é algo difícil de recuperar. Mas não exagere. Isolar-se no seu mundo para cumprir as tarefas pode deixar você esgotado, dificultando a sustentabilidade dos processos.

Fuja de reuniões sem sentido

Se você é o líder, só marque reuniões quando forem extremamente necessárias. E chegue à sala com objetivos muito bem definidos. Se você é um membro da equipe e tem que participar de toda maneira de uma reunião à qual foi convocado, tente contribuir de maneira objetiva quando for solicitado.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários