Pessoas

O tempo passa para todos, até para você: como planejar o futuro?

29/10/2015 • por meuSucesso .com

Como essa maneira de encararmos nosso próprio futuro impacta nossas vidas e nossa sociedade?

As estatísticas mostram que o brasileiro não é acostumado a se preocupar com o futuro no longo prazo. Uma pesquisa encomendada pela Fecomercio/RJ ao instituto Ipsos em 2009 mostrava que apenas 14% das família brasileiras poupavam. Entre essas, as maiores preocupações estavam todas relacionadas a realizações de curto e médio prazo: férias, reformar a casa, comprar um imóvel. Não existem dados recentes sobre assunto, mas podemos supor que a situação não mudou muito. 

Como essa maneira de encararmos nosso próprio futuro impacta nossas vidas e nossa sociedade? Sem um planejamento - financeiro, profissional, pessoal - ficamos reféns das circunstâncias e do estado. Nenhuma das opções é interessante ou mesmo segura, como se costuma achar em relação a esse último caso (a aposentadora pelo INSS costuma ser vista como uma segurança, mas a deterioração econômica pode afetar a previdência de qualquer país).

Então, como planejar o futuro? Confira abaixo algumas dicas:

Finanças

Mesmo que você contribua para a previdência pública ou fundo de pensão, não aposte todas as suas fichas nisso. Primeiro porque a regra mais básica de finanças é: nunca coloque toda sua renda num único investimento. Depois, essas aplicações, além de renderem pouco, estão sujeitas a impactos de crises de governança e crises econômicas, além de desvalorizações devido a atos de corrupção ou má gestão. 

O ideal é que você faça investimentos de longo prazo que possam servir como aposentadoria no futuro. E não nos referimos aqui às previdências privadas, que - inclusive - são questionadas por alguns especialistas por serem menos rentáveis e, geralmente, seus contratos conterem cláusulas que impõem grandes perdas aos titulares em caso de saques antes do tempo previsto. Ações de empresas sólidas, imóveis e fundos de investimento menos voláteis são boas alternativas.

Trabalho

Até quando você quer trabalhar? Quando estiver mais velho, vai conseguir manter o mesmo ritmo de hoje? O que você pretende fazer no futuro? O mesmo trabalho que exerce atualmente? Ter um plano de carreira que preveja sua situação quando estiver mais velho é fundamental para evitar dores de cabeça mais à frente.

Vida pessoal

Você trabalhou a vida toda, acumulou um bom patrimônio e, então, vai querer aproveitar um pouco a aposentadoria viajando, praticando um hobby, promovendo ações sociais? Tudo isso precisa ser planejado, de maneira alinhada com os outros pontos citados acima. Esse plano é importante, acima de tudo, para definir os passos que você vai dar hoje para garantir que as expectativas para o futuro possam ser concretizadas.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários