Pessoas

Por que marketing pessoal é tão importante?

25/08/2015 • por meuSucesso .com

Quem quer ser reconhecido precisa saber apresentar seu potencial

Quem já foi usuário do falecido Orkut talvez se lembre da complexa missão de preencher o campo "quem sou eu" do perfil. Responder a essa pergunta filosófica nem sempre foi uma tarefa simples. Tinha gente que muito falava, mas nada dizia; enquanto outros nem sabiam por onde começar e acabavam optando por deixar o campo em branco.

Mas não é apenas nas redes sociais que surgem situações em que é preciso saber falar sobre quem é você -- e nem sempre é possível deixar essa questão em aberto. Quem quer ser reconhecido no meio profissional precisa ter autoconhecimento e apresentar seu potencial. “Todo profissional deve trabalhar sua imagem, sua postura, sua conduta, porque é isso que vai fazer com que ele seja indicado, recomendado”, explica o o professor André Ortiz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E não pense que o profissional que cuida da promoção de sua imagem está querendo se vangloriar. Dan Schawbel, colunista das revistas Forbes e Time e autor do livro Promova-se, destaca que a autopromoção na realidade é "fazer estrategicamente com que as pessoas saibam o que você pode fazer, quais são suas habilidades e o que você já realizou". 

É através do marketing pessoal que o profissional apresenta suas qualidades, seu posicionamento e, assim, passa a ser conhecido e lembrado por outras pessoas pelo seu perfil. "Existe uma falácia de que numa entrevista de emprego você deve dizer o que o entrevistador quer ouvir. Mas, na verdade, o que você tem que fazer é passar confiança. O entrevistador quer ver a marca registrada daquela pessoa”, ressalta o professor Ortiz. 

Para que outras pessoas façam uma avaliação positiva e valorizem o profissional, é importante prezar por uma comunicação clara e objetiva e também por uma boa aparência. Contudo, o marketing pessoal só apresentará bons resultados se aquilo transmitido for condizente com o que o profissional é na prática. 

“Prove sua capacidade primeiro. Construa sua carreira passo a passo. Reconheça que você é um eterno aprendiz”, finaliza o professor.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários