Pessoas

Seja um peixe grande num lago pequeno

9/12/2016 • por Paulo Campos

Valorize-se, perceba a importância da sua autoimagem!

Embalado pela comemoração de mais um aniversário, um dos meus alunos me escreveu para dar os “parabéns” e aproveitou para comentar sobre o impacto de um conceito apresentado durante uma aula no inicio desse ano: É melhor ser um peixe grande num lago pequeno do que ser um peixe pequeno num lago grande.

Na conversa com ele reforcei que li essa frase no ultimo livro “David e Golias” do Malcolm Gladwell (Editora Sextante) que por sinal um dos melhores livros de 2013. Segundo o autor, o modo como alguém enxerga as próprias capacidades no contexto de uma faculdade, carreira ou empresa molda a sua disposição para enfrentar desafios e tarefas difíceis.

No dia a dia de um líder é o lago pequeno que maximiza suas chances de fazer o que, quando e como quiser. No lago grande muitas vezes nos perdemos em atividades nem sempre alinhadas como nossos propósitos de vida.

E aqui vai uma dicaduka: existem vantagens relacionadas aos recursos materiais e aquelas relacionadas à ausência deles. Faça das suas dificuldades um “treino”, lembre-se: O seu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Comentários

Quem escreve

Paulo Campos

Professor em Insper

Tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.800 palestras para 80 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. É Mestre em Psicologia da Educação/PUC, Pós-graduado em Marketing e Comunicação/ESPM.

POR Paulo Campos

A genialidade da ignorância

1 0