Pessoas

Sucesso: realização, dinheiro ou as duas coisas juntas?

3/07/2015 • por meuSucesso .com

A primeira coisa que você precisa saber: sucesso é algo relativo

A palavra "sucesso" está impregnada em tudo que fazemos, a começar pelo nosso nome, meuSucesso.com. O trabalho que realizamos tem como objetivo central contribuir para que você alcance, plenamente, em sua vida, o sentido real e prático representado por essas sete letras. Mas o que, de fato, significa sucesso para você? Ganhar dinheiro? Ter uma vida melhor e garantir isso também para sua família? Realizar seus sonhos? Ser reconhecido pelo que faz? Ou tudo junto?

A primeira coisa que você precisa saber: sucesso é algo relativo e que está muito mais relacionado ao sentimento particular de realização de cada indivíduo do que a modelos que muitas vezes encontramos sendo difundidos. Por isso, antes de olhar para fora e querer ter um carro tão legal quanto o do seu vizinho, olhe para dentro e pergunte a você mesmo o que vai lhe fazer feliz.

Não é difícil também ouvir por aí discursos defendendo que o importante é, simplesmente, fazer o que gosta e dane-se o resto. Tudo bem. Se isso lhe basta, verdadeiramente, ótimo. Mas, para a maioria dos mortais, existe um final de mês, com contas a pagar. Existe um dia a dia, com necessidades a satisfazer. E se tudo vai sendo sacrificado em nome de uma suposta "felicidade no fazer", aos poucos você pode acabar percebendo que a situação não é tão feliz quanto parece.

Podemos obter sucesso em diferentes campos da nossa vida, sem que isso se traduza em plena felicidade. Antes de se dizer feliz e bem sucedido, é preciso compreender a distância que separa cada um desses conceitos. Eles podem ter diferentes traduções, depende do que você considerar importante. 

Existe uma história que circula no mundo dos negócios sobre um suposto jantar em que Warren Buffett e Jorge Paulo Lemann conversavam sobre diversos assuntos. Buffett então disse que mostraria ao amigo como era rico. Vasculhou os bolsos do paletó e, em vez da carteira, puxou uma agenda e mostrou uma lista com poucos compromissos. Ele então disse: “Sou realmente muito rico: tenho todo o tempo do mundo, faço o que gosto e só faço com amigos”. 

Tempo livre é o medidor de sucesso para Buffett - quanto mais, melhor. Para um jovem, em início de carreira, excesso de tempo pode ser considerado até um sinal de que algo deu errado. Enfim, tudo depende do referencial. O importante é você encontrar um meio termo entre as obrigações da vida e seus interesses pessoais. 

No texto "Os votos", uma bela poesia em prosa do gaúcho Sergio Jockymann, datada do final dos anos 1970, o autor diz: "Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano você ponha uma porção dele na sua frente e diga: isto é meu. Só para que fique claro quem é o dono de quem".

É mais ou menos por aí. 

E, para você, o que é sucesso?

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários