Pessoas

Trabalho em equipe é a alma do negócio, por Sofia Esteves

24/02/2015 • por Sofia Esteves

Se fizermos um bom trabalho, nosso time nos ajudará a remar. Inclusive, em tempos de tormenta

Ao longo de minha jornada, tive a sorte de conhecer os mais diversos tipos de negócios – aqueles cuja dependência das “máquinas” era imensa e outros que pouco dependiam delas. Em ambos os casos, as pessoas sempre foram fundamentais para o atingimento dos resultados - no curto, médio e longo prazos.

Por isso, gostaria de reforçar nesse texto a importância de investirmos em nossas equipes. E quando digo “investir” não me refiro exclusivamente a investimento financeiro, não. Eu me refiro a investir tempo, recursos e atenção a uma gestão cuidadosa de nosso time. Afinal de contas, são elas – as pessoas - que contribuem (ou não) para a consecução de um objetivo. Uma equipe motivada tira uma empresa do vermelho. Desmotivada, contribui para o barco afundar.

Em um estudo realizado no ano passado, chamado Empresa dos Sonhos dos Executivos1, os respondentes disseram que esperam de seus empregadores um bom ambiente de trabalho, ética/valores sólidos, autonomia, entre outros. Outra pesquisa também de 2014, a Empresa dos Sonhos dos Jovens2, realizada com estudantes e profissionais em início de carreira, questionou o que esse público espera das empresas. Sabe o que eles responderam? Possibilidade de crescer e se desenvolver profissionalmente, ética/valores sólidos, bom ambiente de trabalho e líderes que realmente desenvolvam suas equipes.

Seja com 17 ou 67 anos, os profissionais têm suas demandas. Algumas são diferentes, claro.  Outras, nem tanto. Como líderes de negócios, cabe a nós olharmos atentamente para elas. Se fizermos um bom trabalho, nosso time nos ajudará a remar. Inclusive, em tempos de tormenta.

Para saber mais:

1Empresa dos Sonhos dos Executivos: http://www.dmrh.com.br/ese/resultados2014.html

2Empresa dos Sonhos dos Jovens: http://www.ciadetalentos.com.br/esj/brasil.html

Comentários

Quem escreve

Sofia Esteves

Presidente do Conselho em Grupo DMRH /Cia. de Talentos

Fundadora e presidente do Conselho do Grupo DMRH, compartilha neste espaço o que há de mais novo em carreira e gestão de pessoas. Ideias, reflexões e tendências para impulsionar o desenvolvimento pessoal dos empreendedores e de sua equipe.