Quando a empresa precisa atender determinada demanda, faça a seguinte avaliação: vale a pena desenvolver ou é mais vantajoso buscar alguém que já tenha autoridade no assunto?


Uma relação que visa o ganha-ganha tem muitas chances de ser positiva. Empresas hoje buscam cada vez mais encontrar uma parceria estratégica de negócios, isso porque sozinho a caminhada sempre será mais difícil e mais longa, ou seja, se associar a bons parceiros pode impulsionar efetivamente os envolvidos.

As parcerias têm que ser motivadas por sinergia entre as empresas, além do alinhamento de visão e cultura para que a união das companhias resulte em resultado para ambas.

Quais são as vantagens de fazer uma parceria estratégica?

Antes de apertar a mão de um parceiro, leve em conta se tudo foi analisado previamente, uma união mal pensada pode prejudicar em vez de ser positiva, já que uma outra companhia também estará à frente da sua marca. Da mesma forma que no cobranding, é preciso entender se as empresas estão em sintonia para que a parceria seja um sucesso.

  1. Maximização da competitividade: Ao fazer uma parceria, passa-se a aproveitar os processos do negócio, com possibilidade de reduzir custos e aumentar a eficiência de produção, comercial e logística, além de aumentar a exposição das marcas.
  2. Expansão da área de atuação: Oferecer produtos em outros mercados possivelmente tornará o negócio mais rentável.
  3. Fortalecimento com fornecedores: Ao vender mais, a empresa irá fortalecer seu poder de negociação com os fornecedores.
  4. União de competências: Ao agregar valor ao produto/serviço, consequentemente, irá gerar diferencial competitivo. Usar a expertise da empresa parceira pode promover melhorias nos seus processos, ou seja, é um aprendizado na prática.

Por que criar uma parceria estratégica?

A parceria estratégica tem como princípio o fortalecimento da relação do empreendedor com seus clientes. Então, quando a empresa precisa atender determinada demanda, faça a seguinte avaliação: vale a pena desenvolver ou é mais vantajoso buscar alguém que já tenha autoridade no assunto para fazer uma parceria? Por isso é importante entender quem pode somar à sua empresa em vez de pensar que todos podem ser seus concorrentes.

Com visão, o empreendedor pode encontrar seu parceiro ideal de negócios. Essa estratégia foi usada por Alexandre Frankel, fundador da Vitacon, que está no ar no meuSucesso.com, no novo estudo de caso da plataforma. Sua empresa de spin-off, a Housi, que surgiu a partir de uma demanda da Vitacon, usa muitos parceiros estratégicos de forma ampla para atender da melhor forma possível seu cliente, seja ele o cliente morador dos seus empreendimentos ou, ainda, o cliente investidor. O mercado promove tantas oportunidades, é preciso sempre avaliar cada caso e identificar quando é possível realizar algo em parceria, pois dessa forma, cria-se um ganha-ganha.

No caso da Housi, que surgiu da necessidade de profissionalizar a operação do mercado imobiliário residencial, Frankel usa um ecossistema de parceiros para que juntos possam suprir toda a necessidade dos clientes e seria inviável a companhia abraçar todos os serviços que demandam a operação residencial como lavanderia, academia, serviços de bike compartilhada, carros compartilhados, prestação de serviços diversos, entrega de comida e mais. Você pode aprender muito sobre parceria estratégica com (Des)construção, um estudo de caso que aborda a disrupção, a inovação sistêmica e tudo que envolve a trajetória brilhante de Alexandre Frankel. Vai perder? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula