Essa ação possibilita saber para quem a empresa deve focar seus esforços, além de pautar as estratégias de relacionamento com o cliente e quais os canais ideais para que se entregue com exatidão a proposta de valor.


A segmentação de mercado é o processo de dividir o seu público em grupos e segmentos com base em certas características, criando os clusters, que são grupos que têm pessoas com interesses similares e são essenciais para as estratégias de marketing. Existem várias razões que justificam a segmentação. Um dos principais motivos é personalizar ações de marketing para cada segmento e atendê-los de acordo com as expectativas e necessidades. 

Fazer essa divisão possibilita saber para quem a empresa deve focar seus esforços, além de pautar as estratégias de relacionamento com o cliente e quais os canais ideais para que se entregue com exatidão a proposta de valor.

Por que a segmentação de mercado é importante?

Ao identificar os diferentes segmentos de um mercado, é possível enxergar essa divisão do mundo dos consumidores. Mesmo que o bem de consumo seja o mesmo e que as pessoas que compram estes produtos possuem perfis, comportamentos e anseios diferentes, entender as características de cada cluster, direciona as ações de venda de acordo com as escolhas de cada segmento de mercado. Ou seja, clusterizar o seu público-alvo em torno de alguma campanha criada, vai trazer um retorno maior do que o investimento empregado. Por isso, analisar o comportamento e os interesses das pessoas favorece quem anuncia e busca impactar no mercado para criar autoridade.

Os segmentos que estão sendo transformados pela tecnologia

A transformação digital não está somente nas startups, mas está inserida nas empresas que apostaram na segmentação de mercado. No entanto, para que ela aconteça, precisa de líderes inovadores, além da capacidade de adaptação por parte das companhias que seguem no ritmo mais tradicional, além da assimilação de recursos digitais.

De forma generalizada é perceptível uma espécie de desmaterialização de processos, que está resultando em ótimos benefícios que se transforma num ganha ganha, como, por exemplo, a redução no valor de serviços para o consumidor e de despesas para as empresas. Quais os segmentos que estão sendo transformados pela tecnologia nos últimos anos?

Financeiro

Hoje em dia, qualquer cidadão pode usar canais digitais para realizar movimentações bancárias de todos os tipos por meio de aplicativo do próprio banco e realizar toda a transação em questão de minutos.

Saúde

Esse segmento não se resume somente aos sofisticados equipamentos para procedimentos de alto grau de complexidade. Na verdade, a tecnologia inserida no segmento de saúde auxilia no desenvolvimento de medicamentos, além de solução para problemas complexos de saúde. Mais do que isso, quem nunca usou um relógio inteligente para correr, monitorar os passos, batimentos cardíacos ou acompanhar o sono?

Varejo

O varejo está em plena e intensa transformação digital em toda a sua cadeia de atividades, não apenas no e-commerce.

Alimentício

Nesse segmento a transformação digital está muito presente no aprimoramento da experiência do consumidor e as tecnologias mais utilizadas nos processos estão relacionadas ao uso de softwares de gestão, adoção de novas máquinas e implementação de inteligência artificial.

Comunicação e Mídia

É um setor que viu nos últimos anos acontecer a democratização da tecnologia e do acesso à internet, e as mudanças acontecem o tempo todo impactando diretamente  na forma como as pessoas vivem e consomem informação. Esse segmento busca a todo instante a readequação do modelo de negócio, o que é um grande desafio.

A segmentação de mercado e o surgimento das techs

Mais do que segmentar o mercado em nichos, existem vários  segmentos de startups que despontam oferecendo novas experiências aos consumidores por meio de ferramentas digitais, por isso, a analogia à tecnologia, com o sufixo ‘tech’, aplicado em diversas áreas de atuação. Com certeza você já ouviu falar sobre elas. Todas as techs nascem resolvendo problemas e visando facilitar a vida das pessoas e novos segmentos de mercado surgem a cada dia. Dentro dessa nomenclatura, existem as Fintechs, Energytechs, Healthtechs, Imobtechs, Edtechs, Construtechs, Insurtechs, Foodtechs, Hrtechs.

Fintech

O termo Fintech surgiu da junção de finanças e tecnologia e foi uma das primeiras palavras que surgiram com esse sufixo no Brasil.  Elas são Startups de tecnologia que solucionam problemas financeiros.

Exemplos: Nubank, ASAAS, Conta Azul, e muitas outras.

Insurtech

Desenvolvem e aplicam tecnologias ao mercado de seguros. Nesse caso, a tecnologia está por trás da criação, distribuição e administração do negócio de seguros. A startup que exemplifica muito bem esse segmento é a TÔ SEGURO.

Energytech

Trabalham no segmento de energia, na geração ou controle. Muitas startups estão surgindo para auxiliar na implementação da sustentabilidade de outras empresas.

Healthtech

Traduzindo do inglês, health é saúde, portanto, HealthTech são as startups que buscam soluções tecnológicas no segmento da saúde. Podem atuar na prevenção, gestão e tratamento de pacientes.

Imobtech

Em crescimento, as Imobitech são as startups que são suporte aos corretores, imobiliárias e pessoas que procuram imóveis para vender, comprar ou alugar. Nesse setor, o grande destaque é a empresa Quinto Andar.

Edtech

Voltado à educação, as techs já vêm inovando também ao trabalhar com avanços tecnológicos e incorporá-los à educação, a pandemia também acelerou esse setor. A DreamShaper é um exemplo que oferece aos alunos uma ferramenta para desenvolver habilidades socioemocionais e de empreendedorismo. O meuSucesso também é um exemplo de Edtech.

Construtech

Pelo nome já dá pra imaginar que é do ramo da construção. Essas startupscriam sistemas que auxiliam engenheiros, empreiteiros e profissionais em tudo que se refere à obra. Construorce e Getbim são exemplos desse segmento.

Foodtech

Bem conhecida de todos, principalmente em meio à pandemia, as startups voltadas ao ramo de alimentação e comida estão crescendo muito. Mas as FoodTechs não são somente os aplicativos de entrega, a inovação tecnológica do segmento atinge toda a cadeia alimentar. Mas, sem dúvidas, o unicórnio brasileiro deste segmento é o Ifood.

HR Techs

Do segmento de recursos humanos, elas estão ganhando espaço ao ajudar as companhias mais tradicionais nessa transição. Essas startups apresentam soluções promovendo uma evolução na maneira como empresas e colaboradores se relacionam, com o foco em gestão, eficiência e qualidade de vida para todos os envolvidos. A Revelo, marketplace de talentos, é um exemplo de HRTech que acelera esse processo para as empresas.

Os segmentos de mercado são inúmeros mas, o que é comum a todos eles é que a tecnologia proporciona soluções ao usuário e crescimento às empresas. Estar atento e se adequar ao que dita o mercado é fundamental para qualquer empreendedor. Quer estudar mais sobre nichos e segmentação de mercado? Aprenda com o meuSucesso no estudo de caso do Grupo Vegas, que conta a trajetória de Facundo Guerra, um empreendedor que ao ficar desempregado, fundou um negócio de entretenimento que hoje reúne cerca de 10 negócios em que circulam mais de 800.000 pessoas, fatura mais de R$ 40 Milhões por ano e está transformando São Paulo. Você não vai perder, né? Acesse agora mesmo e se transforme! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.