A inteligência de dados é um conjunto de técnicas capazes de extrair, organizar e analisar grandes quantidades de dados, impactando nas tomadas de decisão.


O mundo está diante de uma transformação digital e com ela, a geração de dados que acontece por segundo é muito grande. Essa enxurrada acelera o ritmo das mudanças nos negócios e faz com que as empresas desenvolvam mais capacidade de entender e reagir  a esses dados.

O nome dessa inteligência é Big Data, e pode ser definida como um conjunto de técnicas capazes de extrair, organizar e analisar grandes quantidades de dados para a geração de resultados importantes, possibilitando aos gestores a melhor tomada de decisão.

A grande questão em torno dessa geração de dados é que, para que sejam úteis e resultem na melhora do resultado da empresa, é preciso saber o que fazer com eles. Em termos de evolução tecnológica e competitividade no mercado, é preciso compreender o real significado de inteligência de dados e, mais do que isso, que ela vai muito além de apenas a realização de análises preditivas.

E esse processo, se bem estruturado, é o que pode fazer a diferença no resultado das empresas, por isso a importância de levar a inteligência de dados à sério, aprimorando a capacidade analítica que irá impactar em todo o processo interno da empresa, elencando, inclusive, suas prioridades e seus excessos.

De que forma a inteligência de dados pode ajudar a sua empresa?

Os benefícios de aplicar a inteligência de dados na companhia são muitos e com certeza, ao vislumbrar essa lista, é certo pensar que, o resultado combinado desses itens a seguir, irá ser de crescimento.

1. Mais competitividade no mercado

Cruzar as informações que você capta irá gerar relatórios específicos que, com os quais, será possível traçar melhores estratégias de atuação. Importante, nesse caso, levar em conta várias fontes de informação para um resultado melhor.

2. Melhor desempenho

A inteligência de dados auxilia as empresas na avaliação de desempenho dos seus processos, fornecendo informações relevantes aos KPIs (Key Performance Indicators) porque é por meio deles, os KPIs, que as companhias conseguem acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores, impulsionando o time a estar sempre engajado e produtivo, melhorando assim, o seu desempenho.

3. Alinhamento estratégico

Uma análise inteligente permite às empresas conhecerem melhor os seus clientes e também seus concorrentes. Por isso, a partir do momento que a empresa usa de forma correta a inteligência de dados, se torna estratégica e inovadora, pois se torna capaz de alavancar suas capacidades baseada em evidências.

No entanto, o grande desafio das empresas está no gerenciamento desses dados. O volume pode ser muito grande, mas isso não quer dizer nada. O que importa, na verdade, é saber o que fará a diferença em cada caso. As empresas bem sucedidas são as que conseguem compreender que a inteligência não está nos dados em si, mas naquilo que se consegue extrair deles.

Motivos para ter inteligência de dados na sua empresa

Mais do que benefícios, há muitos motivos para uma empresa adotar uma estratégia para tratar os dados que capta. Com a transformação digital totalmente em alta, ser uma empresa adaptável é imprescindível. Com as ferramentas adequadas, as empresas podem, a partir do tratamento das informações por meio dessa inteligência, transformar dados brutos em insights e encontrar informações decisivas para o negócio. Outro impacto interessante é a escalabilidade nas vendas que é promovida pela correta extração e tratamento. E claro, quando bem aplicada, oferece aos gestores uma visão preditiva que, com certeza, faz diferença em um mercado altamente competitivo como o de hoje.

A cada dia a tecnologia surpreende e novas ferramentas e práticas surgem no mercado. Apesar de estar em alta, a Big Data não é uma modinha, é uma estratégia incrível que o mundo digital trouxe à tona. Dentro de toda a gama de inteligência artificial, existem várias formas de dar um passo à frente. Acompanhar a evolução tecnológica é estar atento ao mercado e promover mais resultados pra sua empresa. É preciso estudar o assunto, ir em busca de profissionais capacitados para a implementação na companhia para que todo o esforço se torne, definitivamente, resultado.

Você pode aprender mais de inteligência de dados e transformação digital no novo estudo de caso do meuSucesso, ‘Código da Transformação’, que conta a trajetória de Marco Stefanini. Neste documentário, a tecnologia é o assunto chave e, além de todo o debate acerca do tema, há uma aula específica sobre ‘como transformar dados em decisões estratégicas’. Conteúdo rico e exclusivo, retirado de uma história real e de sucesso! Não dá pra perder, acesse agora mesmo! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula