Se você trabalha com algo que não se identifica, que não gosta e que não dá nenhum retorno além do financeiro, encontrar o seu propósito é o primeiro passo para a realização profissional.


Talvez você já tenha lido ou escutado por aí que quem gosta do que faz não terá que trabalhar um dia sequer na vida. Parece utópico? Pode ser, mas vai depender das suas atitudes e de como encara o seu. O local de trabalho das pessoas é, pelo menos antes da pandemia do coronavírus se instalar – já que agora muitos estão trabalhando em home office –, um local em que mais horas do seu dia eram gastos, você passa (ou passava) mais tempo com seus colegas e líderes do que com sua família, em sua casa. Se isso não for agradável, como vai ficar sua felicidade?

O que é um trabalho? É desenvolver algo que, além de gerar renda, vai impactar a vida de alguém de alguma forma, seja o trabalho que for, ele fará a pessoa se sentir útil e estar em constante desenvolvimento, não há um dia sequer que quem sai de casa pra trabalhar não volte com ao menos um aprendizado ou uma nova lição de vida por algo que observou ou vivenciou. O trabalho engrandece, isso é fato. Mas se você não gosta do que faz isso vai te causar estresse, desânimo e até sentimentos ruins como raiva. Isso tem a ver com realização profissional, como está a sua?

Felicidade é um estado de espírito e buscar ela por meio da realização profissional é uma forma de se sentir motivado, disposto e cheio de iniciativa. Um cidadão que se sente realizado e feliz com seu trabalho com certeza terá um impacto em toda a sua vida. Veja bem, ser feliz no trabalho não quer dizer ter uma profissão fácil, com tempo livre, ou sem desafios ou problemas, ser feliz vai além disso. Estar constantemente na zona de conforto não é sinônimo de ser feliz e sim de estar estagnado.

Quais são os fatores que promovem um bem estar no ambiente de trabalho?

Muitos fatores podem ser positivos ou negativos quando o assunto é o ambiente de trabalho, mas talvez somente esses pontos não sejam os definitivos para determinar se uma pessoa é realizada ou não profissionalmente, afinal, nem o melhor do lugar do mundo vai ser o ideal se o que ela executa não a satisfaz. Se você trabalha com algo que não se identifica, que não gosta e que não dá nenhum retorno além do financeiro, encontrar o seu propósito é o primeiro passo para a realização profissional. De todo modo, alguns itens podem ser levados em conta em um ambiente de trabalho considerado excelente:

  1. Clima organizacional conta muito;
  2. Plano de carreira e valorização do pessoal;
  3. Senso de igualdade na diversidade;
  4. Visão e expectativas de líder e colaborador alinhados;
  5. Relações de trabalho positivas;
  6. Metas claras e atingíveis;
  7. Propósito compartilhado e alinhado por todos;
  8. Respeito e feedback;
  9. Liderança pelo exemplo;
  10. Boa remuneração.

Claro que uma empresa que prioriza a harmonia de seus funcionários tende a aumentar sua rentabilidade porque pessoas felizes produzem mais, e produzem com mais afinco e vigor. Reconhecer, valorizar e fomentar o trabalho bem feito impacta positivamente nos funcionários sim, ao se sentirem mais felizes, de acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Universidade da Califórnia são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais. 

No estudo de caso que foi lançado na última semana de julho no meuSucesso, com a história de Daniel Castanho no comando da Ânima Educação, o olhar voltado para o colaborador é um ponto ressaltado no documentário. Em ‘Tempo de virada’, o aluno vai descobrir o que significa ‘cargo não entra em reunião’, além de entender de que forma as instituições do grupo tratam seus colaboradores, desde uma valorização simples do dia a dia até a implementação de um programa de doação de ações da empresa por meio de um projeto chamado Dádiva, tornando boa parte dos funcionários, sócios da companhia. Será que quem trabalha na Anima Educação, é feliz? De acordo com o GWTP, ela está entre as 20 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Vem conhecer mais dessa história, acesse agora mesmo! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula