Facebook e maneiras de como aumentar as vendas
Vendas

Aumente as suas vendas no Facebook: 4 dicas essenciais

7/03/2017 • por Will Fernandes

Não sabe o que fazer para conseguir potencializar as vendas por meio do Facebook. Veja 4 dicas que irão ajudar você a vender mais!

Essa semana fechei negócio com um cliente novo. É uma empresa que aqui na Austrália atua no ramo de “medispa” e cirurgias plásticas. O foco das nossas conversas tem sido como acelerar as vendas online e nós identificamos que para o mercado deles o Facebook seria a plataforma ideal - antes é importante saber os 7 erros da sua página no Facebook.

O Facebook hoje tem 1.23 bilhões de usuários por dia, neste número de pessoas existe CEOs de empresas, jovens que gostam de viajar, compradores de sapatos de bambu, fãs de arte plásticas, e até torcedores do Ibis. Ou seja, com um alcance tão diversificado, com certeza, o seu cliente está lá. Acredito eu, que esses dados fazem o Facebook ser a maior e melhor “data base” para marketing que existe hoje e não promover seus produtos no Facebook, ou promovê-los de uma forma errada é um erro grave.

Conversando com o meu novo cliente estabelecemos 4 formas de acelerar as vendas com o Facebook que eu vou compartilhar abaixo.

1- Um correto público-alvo

Na boa, eu posso dar um like na sua Fan Page pois eu sou seu amigo(a) mas se eu não sou o público-alvo você apenas se ilude que esses likes vão te gerar vendas. Pedir a amigos para curtir sua página é uma falsa estratégia, a qual eu já fiz, e resulta em zero oupoucas vendas. Tendo dito isto, se alguns dos seus amigos são realmente seus clientes, aí sim eu acho válido.

A melhor forma de atingir seu público-alvo no Facebook é criando Custom Audiences. Um exemplo: digamos que o seu público-alvo é composto por mulheres de 25-40 anos, que frequentam academias em Florianópolis.  Um público-alvo como este pode ser criado no seu gerenciador de anúncios e as suas propagandas, em poucos minutos, podem aparecer para essas mulheres.

2- Uma landing page que converta

Direcionar o tráfico do Facebook para a sua homepage é como mandar os clientes que entram na sua loja de volta para a vitrine ao invés do caixa. Os usuários do Facebook que clicam na sua oferta estão interessados na sua oferta e não em outras partes do site. Direcionar o tráfico para qualquer outra página vai distrair o processo de vendas e diminir sua conversão.

Creio que um best practice para as propagandas no Facebook é ter as imagens e textos da propaganda alinhados com as imagens e textos da sua landing page no site. Uma landing page simples, com um trajeto de vendas claro é sempre o recomendável.

3- Uma oferta que atrai

Tenho visto propagandas no Facebook com muitos cupons de desconto mas pouco valor para o novo cliente. Quando estou criando uma oferta nova faço um brainstorm com a empresa para acharmos qual é o máximo de valor que nós podemos entregar ao cliente com essa oferta. Muitas vezes não é o desconto que vai agregar valor, mas um serviço a mais ou um produto a mais pode ser o fator decisivo na compra do seu cliente.

4- Monitore os resultados

O objetivo final de uma campanha de vendas do Facebook dever ser a venda, todos os outros fatores como likes, impressões e alcance devem ser analisados como dados secundários.

Um excelente insight é usar o Facebook Pixel. O Pixel monitora o tráfico vindo das suas propagandas, possibilitando o ajuste das campanhas em tempo real.

Resumindo de uma forma simples: calibre o seu público alvo corretamente, tenha uma página de vendas que converta, crie uma boa oferta e monitore os resultados, pois é com esforço e dedicação que as vendas virão.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.” - Thomas Edison

Sucesso!

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

2 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0