O IPO acontece quando uma empresa abre seu capital e começa a vender ações para o público.


O tema retratado por Flávio Augusto no Power House 2020 vem à tona com a estreia do estudo de caso de Janguiê Diniz. A abertura de capital é um processo intenso. Conheça mais sobre IPO!

O novo estudo de caso do meuSucesso traz Janguiê Diniz, fundador e presidente do grupo Ser Educacional, em busca de ensinar seus alunos sobre vários temas, entre eles, o IPO. A busca pela abertura de capital foi trabalhosa e intensa tanto para Janguiê quanto para a equipe que trabalhou com ele nessa concretização. O IPO se tornou realidade em outubro de 2013, após muita negociação, o grupo Ser Educacional abriu seu capital e seus papeis começaram a ser vendidos ao valor de R$ 17,50. Foi o maior IPO no setor de educação do país, em volume financeiro.

O que é IPO?

Essa sigla quer dizer ‘Initial Public Offering’, ou oferta inicial pública. O IPO acontece quando uma empresa abre seu capital e começa a vender ações para o público. Por que ele é importante e por que as empresas fazem a abertura de capital? O IPO ou abertura de capital é importante porque a empresa consegue capitalizar-se com dinheiro público, ou seja, é um meio de aumentar o poder de investimento na companhia. Isso possibilita que ela tenha um grande aporte de capital para poder manter-se na rota do crescimento.

O empreendedor que quer manter seu negócio sempre em ascensão, pode buscar a abertura de capital. É uma forma de masterizar uma forma de crescimento. Por isso, é válido compreender que,  mesmo que o negócio do empreendedor seja pequeno e que ele nem tenha a pretensão de ter uma empresa de capital aberto na bolsa de valores, entender a mentalidade que está por trás de uma trajetória de aprendizado e crescimento como essa pode ajudá-lo na sua rotina. São orientações de comportamento e mentalidade que levam as pequenas empresas a buscar a expansão de forma constante.

Abertura de capital do grupo Ser Educacional

A trajetória de Janguiê Diniz mostra a relevância da orientação para aprendizagem do protagonista como base para seu crescimento. Ele era muito determinado a aprender o que fosse necessário para sua evolução e para enfrentar as restrições encontradas na sua jornada.

O que foi relevante na abertura de capital da companhia de Janguiê Diniz e que pode ensinar o aluno do meuSucesso? Três peças chave desse processo serão exploradas de forma detalhada no estudo de caso e nas aulas:

  1. Profissionalização do negócio
  2. Formalização de processos
  3. Maturação da governança da empresa

De acordo com Flávio Augusto e sua aula de IPO no Power House 2020, as ações viram moeda de troca para M&A (Mergers and Aquisitions, em português podemos traduzir para F&A – Fusões e Aquisições). Por que as empresas fazem IPO:

  1. Em busca de um evento de liquidez;
  2. Em busca por uma melhor valuation;
  3. O IPO é uma grande meta para empreendedores que desejam seus negócios em outro patamar.

Quer aprender mais sobre abertura de capital? O estudo de caso de Janguiê Diniz, em “Grandes Renúncias”, vai trazer esse assunto com detalhes, abordado no documentário cinematográfico, em aulas técnicas com especialistas e, ainda, com aulas com o próprio protagonista. A estreia é dia 03 de fevereiro. Fique ligado no meuSucesso! Ainda não é assinante?  Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso