IPO é a abertura de capital da empresa, é quando ela vende uma parte de suas ações na bolsa de valores.


Assunto que permeia conversas de grandes companhias foi um dos assuntos mais aguardados do PWH.

O Power House deixou claro que quando uma empresa está estabelecida no mercado ela não para de buscar expansão, o crescimento sempre é a meta. E esse crescimento pode ser orgânico, com seus próprios recursos ou, com o investimento de fora, seja por meio de bancos, sócios ou, com o IPO. Por isso, a abertura de capital de uma empresa é um assunto que faz parte da vida de grandes companhias.

Mas, o que é IPO?

IPO é a abertura de capital da empresa, é quando ela vende uma parte de suas ações na bolsa de valores. Desse modo, qualquer pessoa pode comprar ações, investir nessa empresa e se tornar um ‘sócio’, um acionista. Abrir o capital de uma companhia tem vantagens e também suas desvantagens. Faz parte do jogo. Mais dinheiro e prestígio para o nome da empresa, certamente, são vantagens desse negócio, já pelo outro lado, com o IPO, vêm também, uma série de obrigações legais por parte da empresa, o fim da privacidade além altos custos com taxas.

IPO é moeda de troca para melhorar a valuation e eventualmente ampliar o negócio com fusões e aquisições. “É preciso ter capital e know-how para transformar commodities em valor”, disse Flávio Augusto.

Na última aula do Power House 2020, Flávio trouxe o IPO para o placo. Para cumprir o cronograma do evento, a master class foi mais curta do que o previsto, mas, quem esteve lá, terá um plus online, portanto, se você esteve no PWH, fique ligado nisso!

Principais dicas da aula de IPO, confira agora!

Teve no Power House: Por que uma empresa faz IPO?

De acordo com Flávio Augusto, esses são alguns dos motivos pelos quais uma empresa decide fazer IPO:

  1. Busca por um evento de liquidez;
  2. Busca por uma melhor valuation;
  3. O IPO é uma grande meta para empreendedores que desejam seus negócios em outro patamar;

As ações viram moeda de troca para M&A (Mergers and Aquisitions, em português podemos traduzir para F&A – Fusões e Aquisições).

Quem pode comprar seu Equity?

  1. Um estratégico: um concorrente ou uma empresa que queira expandir sua atuação;
  2. Um private equity: um fundo de private equity ou um family office;
  3. Um IPO: mercado

Além disso, confira, também, as 5 lições do Power House.

Explore todo o conteúdo desenvolvido para empreendedores que estão em busca de desenvolvimento! Ainda não é assinante do meuSucesso?  Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso