Pessoas

Insight: 4 dicas de como manter relações de confiança

17/03/2015 • por meuSucesso .com

A forma como você trata seus companheiros de trabalho e amigos revela quem é você

Atenção, cuidado, observação e carinho. O que essas palavras têm em comum? Muitas vezes elas são utilizadas para descrever a relação de confiança que uma pessoa tem com a outra, que pode ser tanto profissional quanto pessoal. Relacionamentos de valor se constroem com o tempo e a forma como cuidamos daqueles que estão ao nosso lado. Estar atento e observar se seu amigo ou companheiro de trabalho está com algum problema ou dificuldade é essencial para amadurecer seu laço com ele.

O episódio 3 do Estudo de Caso de Sofia Esteves nos passa uma lição muito importante: seja a mudança que você quer no mundo. A empreendedora encontrou na sua relação com as pessoas, e no seu trabalho, uma maneira de fazer a diferença e mostrar que é possível construir um mundo melhor ajudando os jovens a se inserirem no mercado de trabalho e a construírem carreiras de sucesso. Nas palavras de José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli Associados, e referência na área de RH, Sofia Esteves apresenta um interesse genuíno pelas pessoas.

A equipe do meuSucesso.com selecionou algumas das frases e pensamentos de Sofia Esteves que demonstram esse interesse em construir relações de confiança:

“Somos um pouco de todo mundo”                                                            

Todos nós exercemos influência naqueles que estão ao nosso redor e vice-versa. O círculo com o qual nos relacionamos revela muito de nós e de nossa personalidade. Estar ao lado de alguém que quer fazer diferente, que é curioso, instigante e possui valores e princípios concretos, como metas e objetivos claros, é muito importante porque gera uma sensação de admiração e respeito que faz com que tenhamos vontade de ser como essa pessoa.

“Quando você se preocupa com as pessoas, elas também se interessam por você. Você recebe de volta o carinho”

 Toda relação é uma troca. Se preocupar com os outros e se interessar pela vida, problemas e interesses demonstra que você considera essa pessoa e a quer bem. Quanto mais demonstramos afeto e carinho pelos outros mais temos a oportunidade de receber de volta essa atenção.

“Lembre-se do aniversário, nem que seja mandando um recado”

Para Sofia Esteves o aniversário de algum amigo ou colaborador é muito importante e é preciso demonstrar que você se importa com essa data. A pessoa precisa se sentir importante Demonstrar apoio em momentos difíceis, como quando um parente vem a falecer, ou em momentos de dificuldade profissional, também é extremamente significativo para Sofia.

“O jovem é colaborativo e procura ajudar o outro o máximo possível”

Os jovens valorizam muito as relações que constroem. Relacionamento e saber trabalhar em equipe é uma característica desta geração, segundo a empreendedora. Embora as relações sejam mais virtuais, consequentemente mais efêmeras, há uma rede de colaboração muito forte e grande entre todos.

Comentários