A crise vai passar, mas nada será como antes. Você está preparado para o pós-pandemia?


O meuSucesso.com, que produz documentários cinematográficos com gravações em vários lugares não só do Brasil, mas do mundo, neste momento em que vivemos uma pandemia, também precisou se reinventar para levar ao seu aluno o tema mais importante do momento: o impacto econômico global do coronavírus para os empreendedores. De forma totalmente online, a produção está trabalhando no novo estudo de caso, que discute de maneira aprofundada quais são os ensinamentos mais urgentes e as medidas que podem ser tomadas nesse momento da crise. Estreia em breve, no meuSucesso, ‘Plano de Contingência’.

Empreendedores em foco

Os empreendedores ocupam uma posição central na economia, são eles que servem como vela de ignição no motor, ativando e estimulando toda a atividade econômica.

Os desafios que o mundo atual apresenta, em tempos de coronavírus, são incontáveis. É inegável que a incerteza gera medo e pode até paralisar muitos empreendedores. Mas são deles que a gente mais precisa nesse momento. Cerca de 70% dos empregos gerados no Brasil são de micro, pequenas e médias empresas, por isso, a importância de manter a saúde dessas empresas nesse momento crucial que o país atravessa.

Plano de Contingência

A série “Plano de Contingência” informa sobre o atual cenário de crise e problematiza a partir do universo do empreendedor. Estávamos prontos pra passar por uma crise? O que ela tem a ensinar? O que ela traz de oportunidades? Como se preparar para o que vem depois?

Um time de especialistas, empreendedores e grandes empresários do cenário brasileiro estarão nesta série para falar dos impactos sociais e as consequências econômicas da Covid-19 a partir da perspectiva daqueles que estão sofrendo mais fortemente esses efeitos: o micro e o pequeno empreendedor. A série discute como o despreparo das pessoas e a fragilidade das empresas pode ter um papel importante em como empreendedores lidam com os efeitos de grandes crises.

A série foi em busca de respostas sobre como lidar com os desafios impostos pela pandemia global e como se preparar para novas crises, usando análise de cenários, inovação, gestão de riscos e estratégias de contingências ligadas à gestão de pessoas, planejamento financeiro, marca e marketing, tendências, e liderança como um diferencial competitivo e de sobrevivência para as empresas.

O que o aluno vai aprender?

Ao todo, o documentário apresenta seis episódios e, em cada um deles, há uma aula de análise técnica com especialista e também uma aula com um empreendedor.

Episódio 1 – ‘Todos no mesmo barco’ – Conheça a importância da globalização na magnitude da pandemia e o papel do empreendedor ao se preparar para futuras crises.

Aula com especialistas do mercado 1 – Gestão de riscos: como analisar cenários para se antecipar aos problemas.

Empreendedores ensinam 1 – Quais são as minhas vantagens na crise?

Episódio 2 – Estratégias de contenção – Conheça as possíveis saídas para os problemas das primeiras semanas de pandemia e saiba minimizar os impactos das crises no planejamento de caixa da empresa.

Aula com especialistas do mercado 2 – Gestão financeira para um plano de contingência.

Empreendedores ensinam 2– Como sobreviver sem reservas de caixa?

Episódio 3 – Digitalização: ameaças e oportunidades. O mundo globalizado caminha para a digitalização há anos, mas será que os empreendedores estavam prontos para adaptar seus negócios no prazo necessário?

Aula com especialistas do mercado 3 – Potencial do negócio: como enxergar novas saídas em períodos críticos.

Empreendedores ensinam 3 – Minha loja fechou, como continuar a vender? E o que devo comercializar?

Episódio 4 – Marketing, estratégia e marca. Saiba como as estratégias de marketing e marca em tempos de crise modelam a relação com o consumidor no futuro.

Aula com especialistas do mercado 4 – Reputação: como criar defensores para proteger sua marca.

Empreendedores ensinam 4 – Meus clientes sumiram, como recuperá-los?

Episódio 5 – Oportunidades e tendências de mercado. Conheça a importância da gestão de pessoas e do conhecimento na cultura da empresa para antecipar oportunidades e tendências em momentos de incerteza.

Aula com especialistas do mercado 5 – Cultura da antecipação: a gestão de pessoas em momentos incertos.

Empreendedores ensinam 5 – Demissão, férias, trabalho remoto: o que fazer com minha equipe?

Episódio 6 – Novos líderes: empatia. Entenda o perfil e saiba como a empatia e a habilidade de antecipar riscos são fundamentais para o fortalecimento do negócio em grandes crises.

Aula com especialistas do mercado 6 – O poder do grande líder em tempos turbulentos.

Empreendedores ensinam 6 – Muitos dependem de mim, como exercer a autoliderança?

Com tanto conteúdo atual, totalmente embasado no momento que o mundo vive diante da pandemia da covid-19, mergulhar de cabeça em ‘Plano de Contingência’ vai te ajudar a encontrar as respostas que precisa. A crise vai passar, mas nada será como antes. Você está preparado para o pós-pandemia? Fique de olho, o lançamento da nova série será em breve! Atravesse esse crise estudando com o meuSucesso! Assine já!