Finanças

Como conseguir um empréstimo para minha empresa

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Um dos principais obstáculos para o crescimento de uma empresa, muitas vezes, está em conseguir o suporte financeiro

Um dos principais obstáculos para o crescimento de uma empresa, muitas vezes, está em conseguir o suporte financeiro para tanto. A falta de dinheiro para investir pode fazer com que determinados projetos acabem não saindo do plano dos sonhos. No entanto, existem várias possibilidades para que você, empreendedor, consiga um empréstimo para seu negócio.

Veja abaixo algumas alternativas:

Recursos próprios, família e amigos – Essa é a modalidade mais comum de financiamento entre os brasileiros, apoiada em um fundo de garantia, na venda de um bem (casa, automóvel etc.) ou na utilização de alguma aplicação anterior. Entre amigos e familiares, o financiamento pode ser realizado por meio de empréstimo ou participação nos negócios.

Microcrédito – O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional. Alguns bancos privados e o próprio governo possuem tarifas especiais para esse tipo de financiamento.

Investidor-anjo – Nele, um investidor pessoa física analisa potenciais planos de negócios das empresas a fim de investir um valor inicial necessário para sua criação. Geralmente, esse dinheiro é concedido via participação acionária na empresa. A injeção de recursos normalmente vem acompanhada de orientações como indicação de clientes, fornecedores e parceiros.

Finep – Programa do governo que financia projetos e empresas emergentes voltados para o desenvolvimento tecnológico e inovação. Os financiamentos do Finep podem ser reembolsáveis e não-reembolsáveis. Mais detalhes em www.finep.gov.br

Proger – Programa do governo federal que oferece um conjunto de linhas de crédito para interessados em investir no crescimento, modernização e custeio de seu negócio. O financiamento é feito por agências dos bancos credenciados no programa. Mais em www.proger.mte.gov.br

Crowdfunding: É um financiamento coletivo por meio de várias fontes, em geral pessoas físicas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar o negócio. Existem sites especializados nesse modelo como o http://www.impulso.org.br e o http://catarse.me/pt

Venture capital e private equity – São investimentos maiores para startups que já testaram os modelos de negócios. Geralmente são aportes que superam um milhão de reais.

Outras – Fapesp, BNDES, Anprotec, ABVCAP e Nossa Caixa Desenvolvimento são outras instituições que também financiam ou apoiam empreendimentos e empresários.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários