Inovação e Tecnologia

Por que os custos dos anúncios no Facebook sobem?

3/01/2017 • por Camila Porto

O que acontece que quanto mais eu invisto no Facebook e cresço, consigo converter menos? Por que isso?

Uma dúvida muito recorrente entre os anunciantes no Facebook é saber por qual motivo os custos dos anúncios sobem. Você faz uma campanha, ela roda bem por um tempo, mas depois os custos sobem. Essa é uma dúvida muito comum, e para explicar esse aumento, vou usar a metáfora do pé de laranja. Mas antes é importante entender os "7 erros mais comuns em uma página do Facebook".

Qual o sentido da “teoria do pé de laranja”?

Ao olhar um pé de laranja, vemos que há várias laranjas e em vários lugares da árvore. Algumas estão mais embaixo, outras no meio e outras lá no alto. Se substituirmos as pessoas por laranjas e a árvore pelo Facebook, eu acredito que irá fazer bastante sentido para você entender a dinâmica dos anúncios.

Olha só:

Pegar as laranjas que estão no nível mais baixo da árvore é mais fácil, pois você simplesmente ergue a mão e as pega.

Agora, para atingir as laranjas que estão da parte do meio da árvore, você terá que fazer um pouco mais de esforço do que fez para alcançar as da base. Para pegar as laranjas que estão no topo da árvore vai ser ainda mais difícil, exigindo um esforço maior ou uma escada.

Qual a ideia por trás da “teoria do pé de laranja” para justificar o aumento dos custos dos anúncios no Facebook?

É absolutamente normal os custos dos seus anúncios aumentarem na medida que os dias vão passando, pelo seguinte motivo:

Nos primeiros dias da sua campanha, o Facebook tende a entregar o seu anúncio para as pessoas que estão mais propensas a realizar aquela ação (seja comprar, se cadastrar, ver um vídeo).

À medida que você vai pegando mais laranjas, você acaba com o primeiro nível e precisará passar para o próximo nível, que tem uma dificuldade maior.

Ou seja, o Facebook terá mais trabalho para achar novas pessoas propensas a converter.

Se você quiser pegar as laranjas do topo, ou seja, atingir as pessoas com maior dificuldade para tomar a ação que você deseja, você terá que investir mais, pois será mais difícil.

Então, é mais ou menos assim que funciona a questão do aumento dos seus custos!

Quanto mais difícil for impactar um público, ou quanto maior for a faixa do público que você está pegando, mais difícil será e mais custo você terá. É basicamente por isso que os custos dos seus anúncios de hoje, não são iguais aos de quando você começou. Isso porque, você já pegou as laranjas de baixo do pé!

Qual a solução para não deixar todo seu dinheiro no Facebook?

A solução pode ser trabalhar com vários pés de laranja. Sabe o que isso quer dizer? Você pode ter vários anúncios para vários públicos diferentes, para que você sempre tente buscar as laranjas com maior custo/benefício.

Quando você tem apenas um pé de laranja, terá que ter em mente que ele vai acabar em algum momento. Seu público em algum momento também vai acabar. Mas, quando você busca novas possibilidades, ou seja, cria vários conjuntos de anúncio e novas segmentações, pode encontrar novas laranjas na parte de baixo do pé. 

Agora é sua vez

Como você pode começar hoje mesmo a descobrir novos pés de laranja? Lembre-se que saber exatamente o que quer irá ajudá-lo a segmentar e chegar em quem você deseja.

No vídeo, você aprende um pouco mais sobre o tema!

Comentários

Quem escreve

Camila Porto

Fundadora em Camila Porto Marketing Digital

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, pela editora Novatec. Formada em Comunicação Institucional na UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR. Ministra os cursos Facebook Essencial e Facebook Ads com mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.

Mais Colunas