Pessoas

10 perguntas modelo para contratar funcionários

3/10/2014 • por meuSucesso .com

Confira dicas de como questionar candidatos em uma entrevista de emprego

Encontrar os melhores profissionais, os mais adequados às necessidade da empresa, é uma das atividades mais importantes dentro de um negócio. Escolher de maneira errada pode gerar desgastes e impactos sérios ao dia a dia de uma companhia e a seus planos futuros. Por isso, é fundamental acertar nessa hora. E saber as perguntas certas a serem feitas é o primeiro passo. Por isso, elaboramos aqui uma pequena lista com sugestões para você, empreendedor. Confira:

1 - Por que você deve ser contratado?

Esta é a pergunta mais famosa e também a que mais confunde os candidatos. Isso acontece por que muitas vezes as pessoas não pesquisam sobre a vaga. Os recrutadores precisam dessa pergunta por que ajuda a identificar quais os candidatos que estudaram para a entrevista, aqueles que conhecem melhor o cargo e a empresa, sabendo identificar as habilidades exigidas para ocupar a posição.

2 - Fale sobre você

A pergunta de aquecimento é também a mais reveladora. Recrutadores devem observar como os candidatos são capazes de sintetizar o histórico acadêmico e profissional, além de como o funcionário se apresenta.

3 - O que você mudaria em seu último emprego?

Levantando esta questão, é possível avaliar como o funcionário se comporta eticamente em relação ao ambiente de trabalho e ainda sua capacidade de criticar. Fique atento à postura do funcionário, se as críticas são construtivas ou trazem um tom de fofoca à conversa.

4 - Qual foi a decisão mais difícil que você tomou até hoje?

A intenção é avaliar a capacidade de decisão do candidato, a maneira como ele se comportou quando foi confrontado com um problema. Não esqueça de perguntar sobre as consequências das decisões tomadas pelo candidato.

5 - Você seria capaz de explicar o que é Design Thinking para o seu sobrinho de oito anos?

Este é um desafio simples que é capaz de apontar se um candidato é didático e tem um conhecimento sólido sobre o assunto em questão. Você não precisa utilizar necessariamente Design Thinking e pode pedir que ele explique conceitos do marketing e administração ou outros relacionados à vaga.

6 - O que a pessoa que mais te detesta diria sobre a sua personalidade?

Esta é uma variação da tradicional pergunta “Qual o seu maior defeito?”. O candidato precisa destacar um aspecto negativo sobre sua própria personalidade e, se possível, tornar a resposta mais inteligente.

7 - Como você reage quando não concorda com o líder da equipe?

Reconheça nas respostas se você está diante de uma pessoa diplomática e sensata. Funcionários devem saber dialogar com seus líderes e apresentar seus pontos de vista de maneira inteligente, visando sempre o crescimento da empresa. O objetivo do recrutador é verificar como o candidato lida em momentos conflituosos e suas habilidades de negociação.

8 - Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?

Outra questão que desafia o candidato a responder de forma diplomática. Complemente perguntando quais as características que ele valoriza em equipes.

9 - O que você faz durante seu tempo livre?

Os hobbies e ocupações de uma pessoa são um reflexo de seu desenvolvimento pessoal e da facilidade que ela tem (ou não) no relacionamento interpessoal.

10 - Conte sobre um momento em que você precisou ser inovador

Peça para que o entrevistado descreva um momento em sua carreira em que precisou abandonar antigos métodos e inovar. Questione também como ele se relaciona com as mídias sociais, por exemplo. Dependendo do tipo de função que ele vai exercer, isso pode ser importante.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários