Pessoas

O que é outsourcing

14/10/2014 • por meuSucesso .com

Prática pode ser adotada tanto por grandes corporações quanto por pequenas e médias empresas

O outsourcing é o ato de contratar outra empresa ou pessoa para desempenhar alguma função específica. O termo, que começou a ser popularizado nos Estados Unidos, no início do século XXI, pode ser traduzido para algo como "procurar fora". Empresas recorrem ao outsourcing buscando delegar a terceiros tarefas que não são exatamente o ramo principal de seus negócios e que podem ser realizadas por especialistas em áreas específicas.

É uma prática que pode ser desenvolvida tanto por grandes corporações que desejam contratar pessoas mais capacitadas, como por pequenas e médias empresas que querem se livrar de certas burocracias. No geral, o uso do outsourcing visa aumentos na produtividade e a redução de custos. Setores como recursos humanos, informática, marketing e vendas e planejamento estratégico são os mais comuns no emprego do outsourcing.

Por definição, o outsourcing é a terceirização do trabalho. Mas ele implica algumas coisas diferentes do conceito comum que o trabalho terceirizado tem aqui no Brasil. Ele contempla, por exemplo, contratações nacionais e internacionais, e às vezes envolve também o offshoring. Este último é a realocação de processos de negócio de um país para outro, praticado por empresas que desejam encontrar mão de obra barata.

Aqui no Brasil, a terceirização é regulamentada pelo Enunciado 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que afirma que uma empresa só pode usar trabalho terceirizado se as funções contratadas forem de atividades-meio. As atividades-meio são aquelas que não consistem, diretamente, na atividade principal da empresa. É por isso que, hoje, o trabalho terceirizado é logo associado a serviços de limpeza, segurança, alimentação e transporte. O TST ainda determina que na terceirização não pode haver subordinação direta, ou seja, o trabalhador terceirizado responde à sua empresa “de origem” e não à nova.

Antes de recorrer ao outsourcing, é preciso fazer uma análise cuidadosa de seu negócio, para saber quais áreas e tarefas são viáveis de serem repassadas para outras empresas ou fontes.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários