Pessoas

Prove o contrário, mostre resultado - por João Kepler

13/05/2016 • por João Kepler Braga

Credibilidade é feita por ações! Mostre desempenho e resultado. Essa é a melhor comprovação que você tem

Só existe uma coisa capaz de mudar o que as pessoas pensam sobre você: resultados!  Essa palavra quase que mágica tem o poder de mudar não apenas opiniões, mas de fazer com que decisões sejam tomadas e novos rumos traçados a partir de... resultados (para o bem ou para o mal).

O que os clientes sabem sobre sua empresa, por exemplo, diz respeito ao que está sendo divulgado sobre ela e também sobre sua postura, seu comportamento no mercado, pela sua forma de se relacionar com eles, de se posicionar e se apresentar publicamente.

Observe que em nossa sociedade contemporânea muita gente ainda se preocupa demais com o que os outros pensam. As preocupações nessa linha passam por: “Por que fulano pensa isso de mim?”, “Por que ele fala mal de mim?”, “Por que não curtem, comentam ou compartilham o que eu escrevo?”, "Por que não faço parte daquela turma?”, “Por que preferem A ou B e não meu nome?”, "Por que não fui convidado?”. Enfim, essas e muitas outras “neuras” fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa.

Imagine o seguinte: tudo o que a outra pessoa fala ou pensa sobre você é uma questão de perspectiva, principalmente quando se trata de assuntos profissionais (afinal nesta relação geralmente não existe proximidade, intimidade). Isso mesmo, o que as pessoas pensam diz respeito à percepção que elas têm de você naquele momento. Erradas ou certas, é assim que acontece e vai continuar acontecendo. Se você deseja que seu negócio seja reconhecido e respeitado de uma maneira X no mercado, o que tem feito para construir e manter essa imagem?

Parece óbvio, mas não é! Se as pessoas não te valorizam, é porque a percepção delas sobre o que efetivamente sabem de você está errada ou equivocada. Mas e aí? Aí é correr para tentar argumentar, mostrar outros pontos de vista, conversar, fazer marketing, divulgar seus feitos e esconder seus defeitos. Pode até ser que isso funcione, mas, na minha opinião e experiência, a única forma de mudar o que as pessoas pensam sobre você é a palavra: resultado.

Conquiste seu espaço com resultados concretos e mude para sempre a percepção das pessoas registrando coisas positivas e efetivas na mente delas. O resultado é inquestionável, ele tem a força de transformação do mapa mental, por isso, foque seus esforços nessa linha que você não precisará mais mudar o que as pessoas pensam sobre você. Dos seus resultados vem a sua reputação e sua relevância.

A exceção vai para as pessoas negativas, os haters ou os losers. Para elas, não importa o seu ótimo resultado e sua boa reputação, pois serão sempre contra você. A boa notícia é que, neste caso, elas serão apenas a minoria, por isso, se afaste e fique bem longe do alcance delas.

Comentários

Quem escreve

João Kepler Braga

Speaker and Writer em Speaker, Writer, Angel Investor, Lead Partner at Bossa Nova Investments.

Reconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com Inovação e Convergência Digital do Brasil; Investidor Anjo em + 40 StartUps; Premiado como melhor Investidor do Brasil pelo Spark Awards da Microsoft.

POR João Kepler Braga

Cada um tem a sua inteligência

2 1