Pessoas

Prove o contrário, mostre resultado - por João Kepler

13/05/2016 • por João Kepler Braga

Credibilidade é feita por ações! Mostre desempenho e resultado. Essa é a melhor comprovação que você tem

Só existe uma coisa capaz de mudar o que as pessoas pensam sobre você: resultados!  Essa palavra quase que mágica tem o poder de mudar não apenas opiniões, mas de fazer com que decisões sejam tomadas e novos rumos traçados a partir de... resultados (para o bem ou para o mal).

O que os clientes sabem sobre sua empresa, por exemplo, diz respeito ao que está sendo divulgado sobre ela e também sobre sua postura, seu comportamento no mercado, pela sua forma de se relacionar com eles, de se posicionar e se apresentar publicamente.

Observe que em nossa sociedade contemporânea muita gente ainda se preocupa demais com o que os outros pensam. As preocupações nessa linha passam por: “Por que fulano pensa isso de mim?”, “Por que ele fala mal de mim?”, “Por que não curtem, comentam ou compartilham o que eu escrevo?”, "Por que não faço parte daquela turma?”, “Por que preferem A ou B e não meu nome?”, "Por que não fui convidado?”. Enfim, essas e muitas outras “neuras” fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa.

Imagine o seguinte: tudo o que a outra pessoa fala ou pensa sobre você é uma questão de perspectiva, principalmente quando se trata de assuntos profissionais (afinal nesta relação geralmente não existe proximidade, intimidade). Isso mesmo, o que as pessoas pensam diz respeito à percepção que elas têm de você naquele momento. Erradas ou certas, é assim que acontece e vai continuar acontecendo. Se você deseja que seu negócio seja reconhecido e respeitado de uma maneira X no mercado, o que tem feito para construir e manter essa imagem?

Parece óbvio, mas não é! Se as pessoas não te valorizam, é porque a percepção delas sobre o que efetivamente sabem de você está errada ou equivocada. Mas e aí? Aí é correr para tentar argumentar, mostrar outros pontos de vista, conversar, fazer marketing, divulgar seus feitos e esconder seus defeitos. Pode até ser que isso funcione, mas, na minha opinião e experiência, a única forma de mudar o que as pessoas pensam sobre você é a palavra: resultado.

Conquiste seu espaço com resultados concretos e mude para sempre a percepção das pessoas registrando coisas positivas e efetivas na mente delas. O resultado é inquestionável, ele tem a força de transformação do mapa mental, por isso, foque seus esforços nessa linha que você não precisará mais mudar o que as pessoas pensam sobre você. Dos seus resultados vem a sua reputação e sua relevância.

A exceção vai para as pessoas negativas, os haters ou os losers. Para elas, não importa o seu ótimo resultado e sua boa reputação, pois serão sempre contra você. A boa notícia é que, neste caso, elas serão apenas a minoria, por isso, se afaste e fique bem longe do alcance delas.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários

Quem escreve

João Kepler Braga

Writer, Speaker and Angel Investor em Speaker, Writer, Angel Investor, Lead Partner at Bossa Nova I

Empreendedor que investe desde 2008; Reconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com Inovação e Convergência Digital do Brasil; Especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas; Participa em mais de 354 StartUps; Lead Partner da Bossa Nova Investimentos; Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards; Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Escritor e autor e coautor dos Livros [O vendedor na Era Digital] e [Vendas & Atendimento], [Gigantes das Vendas] e [Educando Filhos para Empreender]; Premiado por anos consecutivos como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema Empreendedor Brasileiro; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.

POR João Kepler Braga

Cada um tem a sua inteligência

2 1