A pandemia vai passar, seja você – e sua empresa – sobreviventes de tudo isso! As vendas são aliadas. Procure estudar sobre o varejo, sobre finanças, sobre gestão e estratégias. Busque conteúdo de qualidade que te ajude nesses próximos meses.


O mundo se curvou a uma doença que ninguém pode ver mas que se espalha rapidamente. Presente em todos os cantos do planeta terra, o Covid-19, o novo coronavírus saiu da China para o mundo e vem fazendo todo mundo se reinventar em tempos de isolamento social, em tempos de uma economia global  despencando.

Tocar uma empresa já é desafiador em qualquer tempo, mas esse desafio aumentou exponencialmente com a chegada da novidade que colocou todo mundo para dentro de suas casas. Ruas vazias, comércios fechados, pessoas trabalhando a partir de seus computadores, em home office. O quanto isso vai impactar os pequenos negócios? Essa é uma resposta que ninguém tem – ainda, mas o que é certo é que sim, tempos difíceis chegaram e devem ficar por alguns meses.

Como o empreendedor vai enfrentar o coronavírus?

Se planejar é o essencial neste momento, mas, como imaginar diferentes cenários diante de tanta incerteza? É certo que, quem já trabalha com o meio digital talvez consiga passar por este momento sentindo menos o impacto, quem trabalha com comércio físico, precisa migrar imediatamente para o online e quem não tem essa possibilidade, pode buscar uma forma de vender algo pela internet. Hoje, é esse tipo de negócio que está crescendo. Os clientes sumiram das ruas, agora é preciso ir até eles.  

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABCOMM, na primeira quinzena de março, quando o temor finalmente chegou ao Brasil e junto com ele, muitas medidas de segurança foram tomadas, o crescimento nas vendas online foi de 30 a 40%. Em meio ao caos, sempre pode existir uma oportunidade.

Dicas para o empreendedor agir neste momento:

Passar por esta onda sem quebrar hoje é preocupação de 100% dos empreendedores e planejamento nesse momento é essencial. Levantar todos os custos para os próximos meses é o primeiro passo. Além disso, todo empreendedor deve tomar algumas medidas estratégicas:

  1. Use as redes sociais – atualmente é onde as pessoas estão, sua empresa precisa estar também;
  2. Resolva algum problema criando uma estratégia que ajude quem não pode sair de casa. Pense em vendas, mas fiique atento à demanda que está em alta. Produtos em falta no mercado não são necessariamente uma oportunidade para investir;
  3. Faça promoções e desove estoque parado;
  4. Se o seu negócio é serviço e não produto, mantenha seu relacionamento aceso com o cliente, mesmo que com conteúdo. Você também pode buscar um produto relacionado com o seu serviço e comercializá-lo;
  5. Renegocie dívidas, estenda prazos, reduza os custos, negocie aluguel, remaneje funcionários, antecipe férias. Essas são medidas mandatórias para fazer sobreviver seu negócio (os principais bancos brasileiros já anunciaram a renegociação estendendo o prazo e mantendo as taxas);
  6. Não estoque mais do que o necessário;
  7. O Governo vem adotando medidas, procure linhas de crédito liberadas para apoiar micro e pequenos negócios e foque em caixa. Empresas com caixa para os próximos meses vão conseguir passar por essa fase.

A pandemia vai passar, seja você – e sua empresa – sobreviventes de tudo isso!  As vendas são aliadas. Procure estudar sobre o varejo, sobre finanças, sobre gestão e estratégias. Busque conteúdo de qualidade que te ajude nesses próximos meses.

Estude com meuSucesso sobre pessoas que enfrentaram muitas dificuldades e mesmo assim venceram. Você conhece a história de Thái Nghiã, fundador da Goóc? De refugiado a empreendedor. Esse estudo de caso tem muito a ensinar neste momento de dificuldades. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!