O que é Outbound Marketing?

14/05/2019 • por meuSucesso .com

O Outbound Marketing atinge seu público a partir do momento que a empresa começar a prospectar!

O Outbound Marketing é o marketing tradicional, que consiste em uma comunicação direta, gerando um contato amplo e em massa, sem segmentação. É classificado como uma abordagem comercial e publicitária mais convencional. Essa estratégia parte da premissa que o cliente não tem tempo de procurar uma solução para o seu problema. A marca deve sempre lembrá-lo sobre suas necessidades e desejos e aparecer para o público.

As mídias escolhidas pelas estratégias de Outbound Marketing funcionam de forma proativa e anunciando a marca, e desse modo, influenciando uma compra. O outbound marketing é uma abordagem conhecida como marketing de interrupção – meio no qual as empresas enviam sua mensagem de marketing para o maior número de pessoas possível.

A noção comum de Outbound Marketing conhecia a estratégia como incerta, de custo alto e com resultados imensuráveis. No entanto, com a revolução da internet, o Outbound se adaptou e, além dos canais tradicionais de anúncio, os meios digitais foram explorados. Desde então, o Outbound conquistou capacidade de mensuração e de personalização. Antes, o Outbound marketing poderia ser lembrado apenas por estratégias como mala direta, telemarketing, panfletagem, anúncios de rádio e TV.

 

Outbound marketing 2.0

A experiência on-line transformou o marketing e, além do surgimento do Inbound, o Outbound passou por mudanças. Se antes era difícil mensurar os resultados, hoje as ações são criadas baseadas em estatísticas, com cálculos reais de retorno sobre o investimento.  A análise desses dados também permite prever a sazonalidade das compras, o comportamento do cliente e os melhores argumentos para levá-lo a efetuar a compra.

As redes sociais encurtaram o caminho para a definição dos perfis dos públicos preferenciais e viabilizaram a criação de ações direcionadas, basta um investimento financeiro para que sua empresa surja nas buscas do Google, YouTube e até feed do Facebook, por exemplo.

 

Na era digital, novas estratégias de Outbound Marketing são adicionadas, como:

Pop up que aparece no browser;

Eventos: promoção de eventos interessantes baseados na segmentação do mercado e no interesse do seu público;

PPC: anúncios em mecanismos como o Google, com uso de palavras-chave específicas para sua empresa no intuito de fazer com que os usuários sejam atraídos ao clique na sua oferta;

Anúncios em sites: banners ou textos interativos que levam a um novo site ou produto;

Anúncios em Social Media: promoção de conteúdo específico em cada mídia social (Facebook, Instagram, Linkedin e outros).

O chamado “Outbound 2.0” revolucionou porque agora consegue atingir o público alvo, ou seja, seu anúncio será mostrado de acordo com a experiência de navegação e interesses do usuário, diferente de quando é feito um anúncio na televisão e não há como ter uma segmentação assertiva de público, por exemplo.

 

Experimente por 7 dias grátis

Vantagens do Outbound Marketing

O Outbound Marketing atinge seu público a partir do momento que a empresa decide começar a prospectar, é capaz de trazer clientes em apenas uma semana, por isso, o retorno sobre o investimento se dá de forma mais rápida.  No Outbound Marketing, ao entrar em contato com mil leads em 1 mês, por exemplo, a amostragem é grande o suficiente para validar se suas personas, discurso e comunicação estão corretos. O Outbound Marketing é:

  1. Eficiente para empresas que possuem mais recursos para serem investidos;
  2. As prospecções podem serem feitas em uma diversidade de canais, e não somente no meio offline. Propagandas em tv, rádio, revistas, outdoors, eventos próprios, eventos de terceiros, panfletagem, redes sociais, web, youtube, diferente do inbound Marketing em que as prospeções apenas são possíveis no ambiente digital;
  3. Novos clientes são atraídos mais rapidamente do que pelo inbound marketing, que possui como fundamento atrair o lead, estimular conversões e só então abordar para a venda, gerando um ciclo de venda mais longo;
  4. Contato direto pode ser decisivo para a compra.
  5. É muito mais fácil encontrar profissionais que dominam o Outbound MarketingPor ser uma prática mais antiga e que utiliza-se de ferramentas clássicas, você encontrará profissionais capacitados e que sabem o que é Outbound Marketing com mais facilidade.

 

Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Inbound e Outbound são duas maneiras distintas de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing quer despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Os leads de Outbound são aqueles que não conhecem sua solução, mas têm perfil de compra, previamente identificado pela equipe de inteligência comercial. No Outbound, a empresa conversa com um público mais amplo, o que limita a personalização e pede uma abordagem um pouco mais generalizada.

Os leads de inbound são os consumidores de conteúdo da sua empresa, mas não necessariamente estão buscando por algum produto. Nessa estratégia, é o cliente quem procura a empresa após se identificar com o conteúdo que ela compartilha e oferece para as pessoas.

As estratégias de Outbound podem ser usadas para promover as de Inbound, ou seja, quando você produz um conteúdo em um blog para informar o seu prospect e consegue captar o lead para o funil de vendas do seu negócio. Ao contrário também funciona. Se você atraiu e nutriu um lead por todo o funil de vendas até o momento final, pode fazer uma ligação para levá-lo a fechar negócio.

Inbound marketing:

  1. Cliente chega até a empresa;
  2. A estratégia é baseada em conteúdo;
  3. Estabelece um diálogo com o público, para entendê-lo, atraí-lo e oferecer a solução ideal;
  4. Tem um custo menor de aquisição de cliente;
  5. Busca educar e nutrir o relacionamento com as pessoas interessadas para despertar o desejo de se tornarem clientes.

Outbound marketing:

  1. A empresa vai até o cliente;
  2. A estratégia é baseada em propagandas e anúncios;
  3. A comunicação é unilateral, não há espaço para diálogo com o público;
  4. Tem um custo maior de aquisição de cliente;
  5. Busca ofertar os produtos e serviços da marca de forma direta por meio de uma prospecção ativa.

 

Exemplos de empresas que usam Outbound Marketing

 

Vult Cosmética

A Vult é uma marca nacional de cosméticos vendida em farmácias de todo o Brasil, que utilizam o Outbound Marketing para atrair a atenção do público para as promoções e novidades da marca – e fazem isso por meio de infláveis promocionais em formatos variados, como os de tenda. Você atrai a atenção do seu público de maneira simples e sem precisar “forçá-lo” a interagir com a sua marca.

Casa Pilão

A rede de cafeterias Casa Pilão utiliza estratégias de Outbound Marketing para encantar e fidelizar seus clientes. E uma dessas ações é a realização e a participação da empresa em feiras e eventos.

Samplify

A startup de marketing Samplify, foi manchete de várias mídias por optar por uma forma bem tradicional de fazer o marketing dos produtos de seus clientes: a distribuição de amostras. A estratégia é simples: a startup realizou parcerias com milhares de estabelecimentos em centenas de cidades brasileiras e cada proprietário recebeu R$ 0,30 por amostra distribuída, o que garantia que as amostras eram realmente entregues. O sucesso foi absoluto.

Granado

A tradicional empresa carioca vem investindo na renovação da marca e em seu reposicionamento de mercado. Para isso, uma das estratégias de Outbound Marketing utilizadas é a parceria com empresas e influenciadores dos setores de moda, arte e decoração, além de da criação de PDVs em supermercados e farmácias.

Mais Fit Academia

A rede de academias Mais Fit Academia também investe em estratégias de Outbound Marketing para atrair mais alunos em suas filiais. Por exemplo: você pode patrocinar uma postagem nas redes sociais da academia com uma promoção para atrair novos clientes, que ainda ganham um presente personalizado da sua academia,  e para reforçar ainda mais a promoção, uma dica é utilizar na fachada da uma tenda com dizeres relacionados à oferta que foi oferecido na internet – atraindo a atenção, inclusive, de quem não viu o anúncio. Esse é o exemplo de que a estratégia de Outbound Marketing também é utilizada na internet.

Para obter os melhores resultados em marketing, é preciso saber mesclar as técnicas de Inbound e Outbound de maneira assertiva. Juntar as duas técnicas irá garantir que você consiga aproveitar o máximo de recursos para prospectar leads e conquistar novos clientes. E aí, qual vai ser a sua estratégia?

Experimente agora o MeuSucesso.com, acesse 7 dias grátis. 

 

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários