Afinal, onde as empresas pecam com os seus funcionários? Muitas vezes é na contratação, já outras varia para o treinamento. Mas um grave erro é a falta de feedback


Na hora de conduzir um negócio, não basta apenas se preocupar com despesas, receitas e produtividade: é preciso prestar atenção aos seus funcionários. Uma boa gestão de recursos humanos ajuda no crescimento a longo prazo do negócio, mas ainda é comum que algumas empresas pequem em sua gestão.

Um dos primeiros erros que as empresas cometem está no processo de contratação, com admissões e promoções apressadas. O ideal é que, antes da contratação, a empresa saiba o porquê de estar contratando, para saber exatamente o que espera do candidato. Pensar e elaborar uma descrição de vaga bem construída pode levar algumas horas, mas esse tempo evitará futuras dores de cabeça, já que a empresa saberá identificar, entre os candidatos, quais são aqueles que apresentam as características que mais se encaixam com a vaga. Na pressa, isso acaba sendo deixado de lado. Por isso é preciso que você saiba quais cuidados tomar na admissão de funcionários.

E o mesmo vale para promoções: um funcionário ter se destacado muito em sua função não significa, necessariamente, que ele está pronto para ocupar um papel maior e mais importante dentro da empresa. Uma boa gestão precisa de tempo e paciência para analisar a situação e realmente entender as demandas da empresa.

Outro erro que as empresas cometem é não se preocupar com treinamentos. Gastar algum tempo para treinar seus empregados é um dos investimentos mais valiosos que uma empresa pode fazer. Com treinamentos, os funcionários se tornam mais engajados e compreendem melhor como usar suas habilidades em benefício da empresa. Além disso, saber que são valiosos e capazes também faz com que tentem se esforçar mais organização.

O que nos leva a outro pecado de RH: não dar feedback ou elogiar funcionários. Dar feedback, orientar a equipe, agradecer a um empregado por um trabalho bem feito é algo que faz toda diferença em uma empresa. Em muitos casos, funcionários que pedem demissão não saem de seus trabalhos por grandes motivos ou questões irreconciliáveis, e sim por sentir que seu trabalho não é apreciado ou que seus pedidos nunca são atendidos. Por isso, em uma boa gestão de RH, os funcionários são ouvidos com frequência, e também recebem feedback de seus superiores.

 O que você achou desta matéria? Compartilhe com a gente a sua opinião. Se você está no processo de contratação de um funcionário, não deixe de saber as 10 perguntas modelo para contratar funcionários.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.